O ritmo acelerou na preparação da seleção brasileira de futsal para a Copa América. Nesta terça-feira (23), o treinador Marquinhos Xavier comandou o segundo dia de treinamento no ginásio Perinão, em Gramado, onde a delegação fica concentrada até 30 de janeiro, quando segue viagem para o Paraguai.
Pela manhã, as atividades começaram com as tradicionais atividades de aquecimento, massagem e a roda de bobinho, entre os atletas da seleção e os convidados de Gramado, que complementam o grupo enquanto outros cinco convocados não são liberados pelos seus clubes.
Na sequência, a comissão técnica organizou um exercício em quadra reduzida, com incentivo à troca de passes de primeira ou com, no máximo, dois toques na bola. Um dos quartetos tinha Matheus, Dyego Zuffo, Marcênio e Rafa. Esse grupo somente atacava enquanto um time formado pelos jogadores convidados — com exceção do goleiro Espindola — defendia.
Durante a atividade, o quarteto passava para o outro lado da quadra e começava a se defender dos ataques de Marlon, Neguinho, Lino e Felipe Valério, que compunham outro time. Marquinhos Xavier orientava para que as jogadas fossem mais rápidas e criativas, para surpreender o adversário.
— Se for para a gente jogar de forma burocrática, não me serve muito — cobrou o técnico.
Na sequência, os times passaram a se enfrentar em toda a amplitude da quadra, mas com as goleiras deslocadas para as laterais, uma em cada lado, na quadra de defesa. Os jogadores treinaram a conclusão, a construção de jogadas ofensivas e as transições na hora de marcar a movimentação adversária.
Cerca de 25 pessoas, entre adultos e crianças, acompanharam a atividade no ginásio Perinão, que são abertas à comunidade. Foi o caso do técnico de enfermagem Jairo Santos de Souza, 41 anos, moradores de Canela, cidade vizinha à Gramado.
— Estou achando muito legal. Meu guri está na escolinha. Aí a gente veio para aprender um pouco. Ajuda, e a gente sempre acompanha na televisão. Ver na televisão é gratificante para nós — comentou Souza.
A seleção brasileira volta à treinar no Perinão nesta terça-feira, às 17h30min, conforme a programação divulgada. Os treinamentos podem ser vistos pela população nos horários abaixo.
Os cinco atletas que ainda não se apresentaram são os goleiros Guitta, do Ukhta (Rússia), e Roncaglio, do Anderlecht (Bélgica), e os alas Arthur e Diego Nunes e o pivô Rocha, do Benfica (Portugal). Todos são esperados até o domingo (28). Dos 16 convocados, 14 serão inscritos na Copa América e dois ficaram no chamado “câmbio” para eventual necessidade de troca na lista de atletas.
Programação de treinos da seleção brasileira de futsal em Gramado
Quarta-feira (24) – A partir das 10h e das 17h30min
Quinta-feira (25) – A partir das 10h e das 17h30min
Sexta-feira (26) – A partir das 10h
Sábado (27) – A partir das 10h e a partir das 17h30min
Domingo (28) – A partir das 10h e a partir das 17h30min
Segunda-feira (29) – A partir das 10h e a partir das 17h30mi