Cristian Frantz

Léo Borges (27) é um dos destaques jovens da Assoeva. Foto: Cristian Frantz

A Assoeva se juntou a diversos outros clubes do país a se posicionar contra a exclusão anunciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) da modalidade futsal dos Jogos da Juventude. Em pronunciamento nas redes sociais, o clube lamentou a falta de consideração com um dos esportes mais praticados no país. “Estamos unidos com toda a comunidade do futsal em busca de mais destaque ao nosso esporte” finaliza o comunicado.

A decisão de que o futsal não fará parte das modalidades foi informada pelo COB nesta semana. Os Jogos da Juventude vão acontecer de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto. Magnus, Jaraguá, ACBF são algumas das equipes que declararam a opinião contrária a decisão.

Segundo o COB, o motivo é com base na priorização de modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos. O futsal não é uma modalidade olímpica, apesar do número de praticantes no mundo, por conta de um embate entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

O COB ainda anunciou a ampliação do programa esportivo dos Jogos da Juventude, incluindo outras quatro modalidades olímpicas: natação em águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo. Além destas, outras 14 compõem o evento.