Na noite do sábado, 7, na cidade de Espumoso, Guarany e Assoeva disputaram o jogo de abertura da fase oitavas de final do Gauchão de Futsal Série A. O Guarany fez prevalecer o fator local. Venceu pelo placar de 4 a 1 e agora joga com a vantagem do empate os 40 minutos de volta que serão no dia 18, em Venâncio Aires.
Na quadra do Módulo Esportivo Espumoso, a equipe da casa abriu a vantagem de 2 a 0 na primeira etapa. O primeiro gol surgiu em uma cobrança de lateral do jogador Haap pelo lado direito. O camisa 56 recebeu o passe de volta e do fundo da quadra mandou um petardo em gol. O segundo gol foi marcado por Maicon. O camisa 99 recebeu lançamento do goleiro Maicon. Marcado de perto por Kauê, o camisa 99 do Índio Espumosense teve espaço para rolar a bola para o lado e de canhota mandar em gol.
Na segunda etapa a Assoeva conseguiu descontar. O gol surgiu numa triangulação entre Romarinho, Valdin e Léo Borges que recebeu na direita e depois de deixar o adversário na saudade, acertou a bola no canto direito.
Aproveitando dois equívocos individuais da Assoeva, o Guarany marcou o terceiro e quarto gol. O primeiro deles foi num passe de Romarinho na quadra de ataque e que foi interceptado por Cardelli. Ele avançou livre de marcação e passou de viagem na saída do goleiro Nícolas. Depois o camisa 96 ficou com o gol aberto para mandar a bola para o fundo da rede. Na reta final do confronto e com a Assoeva jogando com goleiro-linha, a equipe da casa chegou ao quarto gol numa jogada que Léo Borges tentou o passe lateral. A bola acabou batendo no pé direito de Gugu e rolou até ultrapassar a linha do gol. Valdin ainda tentou interceptar o lance mas a bola já estava lá dentro.
No jogo de volta entre as duas equipes, no dia 18, a partir das 19h30min, a Assoeva entra em quadra jogando somente pela vitória. Um empate já classifica o Guarany às quartas. Vencendo no tempo normal, a Assoeva força a realização da prorrogação que será em dois tempos de cinco minutos. Quem vencer avança. Se houver o empate, o classificado será definido na série dos pênaltis.