Domingo promete ser mais um dia histórico para o futsal de Venâncio Aires e da região do Vale do Rio Pardo como um todo. A Assoeva enfrenta o Jaraguá, de Santa Catarina, pela partida de volta das oitavas de  final da Liga Nacional, a mais importante competição do esporte em território brasileiro. Com a vitória na ida por 4 a 3, a Febre Amarela precisa apenas de um empate para confirmar a vaga nas quartas de final. O jogo tem início às 10h30min e ocorre em Jaraguá do Sul. O duelo tem transmissão nacional para todo o país por meio do Sportv.

Cristian Frantz
Time gaúcho precisa de um empate para avançar.

A ida

O primeiro jogo, disputado no Ginásio do Parque do Chimarrão, foi marcado por muita emoção. Após sair atrás do placar logo no início da partida, a Assoeva assumiu o controle do jogo e não somente buscou a virada – alcançada ainda no primeiro tempo -, como aplicou um 4 a 1, no meio da etapa complementar. 

Contudo, um apagão resultou em dois gols consecutivos dos catarinenses, que encostaram o resultado em 4 a 3 com seis minutos restantes no relógio. A pressão constante do Jaraguá assustou, mas não balançou mais as redes e deu a vantagem para a Assoeva.

Retrospecto

A Assoeva terminou a fase classificatória em 12º lugar com uma campanha positiva. Em 23 jogos, foram oito vitórias, nove empates e apenas seis derrotas. Foram 54 gols marcados e 56 sofridos, com 33 pontos conquistados. Metade dos revezes da equipe de Venâncio Aires vieram, inclusive, nas cinco primeiras rodadas. Desde então, a equipe perdeu apenas três vezes em 19 partidas.

O Jaraguá, por outro lado, terminou na quinta colocação. A equipe de Santa Catarina somou 42 pontos e soube capitalizar mais os jogos em que esteve em vantagem. No total, foram 12 vitórias, seis empates e cinco derrotas (apenas uma a menos que o time de Venâncio Aires).

As equipes se enfrentaram na primeira fase. O confronto foi na Arena Jaraguá, mesmo local em que ocorre a partida deste domingo. Na ocasião, os times empataram em 2 a 2, com gols de Neto e Cappa para os catarinenses e Lucas e Endril (este, nos dois minutos finais), para os gaúchos.

O vencedor final do confronto encara ou a equipe do Cascavel (SC), ou a equipe do Pato (PR). Na primeira partida, os catarinenses venceram os paranaenses por 4 a 2.

Desempate

Durante o mata-mata, o saldo de gols nas partidas de ida e volta não é considerado. Ou seja, mesmo que a Assoeva seja derrotada por dois ou mais gols de diferença – que, no agregado, resultaria na vantagem do Jaraguá -, a partida se encaminha para a prorrogação.

Nesta fase, bem como as demais, a prorrogação é disputada em dois tempos de cinco minutos cada, sem intervalo entre eles. Caso o empate persista ao fim do prolongamento, a equipe com melhor classificação na fase inicial – neste caso, o Jaraguá -, está classificada.