Por ter um porte físico mais forte que o comum em jogadores de futsal, o apelido do ala Vini Scola é Fibra. O jogador do Praia Clube garante que não tem nenhum segredinho: se define como um jogador trabalhador, que treina pesado para sempre estar em grande forma e ele mesmo dá o veredito: “Natural, obviamente”.

O atleta de 33 anos é presença assídua na academia, faz treinos extras para aprimorar a forma física e aceitou mostrar a rotina de treinamentos ao ge Triângulo (veja vídeo aqui).

Bruno Cunha
Vini Scola está no Praia Clube desde o início da temporada 2022

Apelido e experiência no crossfit

Gaúcho de Caxias do Sul, Vini Scola começou no futsal na UCS. Desde a categoria sub-15, passou a fazer academia e tomou gosto pelos exercícios de força.

Vini foge à regra dos boleiros e adota a academia como “segunda casa”. A relação com a parte física rendeu até um apelido: Fibra, que ganhou do lendário pivô Valdin na Assoeva.

– Nos times que joguei, o pessoal sabe que eu gosto de academia até pelo meu biotipo. E o Valdin me deu o apelido de Fibra… é fibra de fibrado. Aí o pessoal ficava me chamando de Fibra e pegou – contou Vini Scola.

Arquivo pessoal
Vini Scola atuou pela Assoeva-RS entre 2018 e 2020

No período que deu uma pausa na carreira profissional no futsal entre 2011 e 2014, fez crossfit, época que Vini Scola entende ter alcançado a maturidade muscular.

– Cheguei a fazer crossfit um tempo. Até gostei, só que não tem como fazer os dois, porque o crosffit é bem puxado e o futsal também é um esporte de alta intensidade. Mas muitas coisas que eu fazia no crossfit, uso hoje nos treinos aqui: salto, trabalho de força, explosão – pontuou.

Bate ponto na academia

Em todos os clubes que passa, Vini Scola logo se entrosa com educadores físicos e faz da academia o segundo lar. No Praia Clube, o mentor do atleta é Eduardo Rodrigues, o Dudu, preparador físico do time de Uberlândia.

“Nosso preparador físico Dudu, me entende bem. Eu chego para ele e falo que vou fazer mais, às vezes ele até fala para eu dar uma segurada para não acarretar uma lesão”

– Geralmente o grupo faz academia duas vezes na semana. Mas eu gosto de vir outros dias também para fazer um trabalho extra. O Dudu me libera, mas tudo com a supervisão dele. Eu já sei mais ou menos os horários que a academia dos atletas vai estar vazia, então consigo aproveitar bastante – falou.

Vini Scola ressalta que seus treinos no Praia sempre são montados com a supervisão do preparador físico e ressaltou a importância de ouvir quem entende do assunto.

– É sempre bom você querer evoluir, escutando quem conhece. Até porque sou leigo… eu gosto de treinar, mas eu não tenho todo conhecimento que esses caras têm, igual o Dudu aqui no Praia e outros preparadores físicos que já tive – disse.

“Eu me sinto bem quando eu faço academia, então não é nenhum esforço a mais. Eu tento fazer algo a mais na parte física porque no nível que a gente joga, se você fizer só o básico, você não vai para frente”

Arquivo pessoal
Vini Scola; Praia Clube; futsal; natural

O preparado físico do Praia, Dudu, brincou que Vini Scola é um viciado em academia.

– Ele é um aficionado em treino de força. E aí a gente tem os trabalhos extras com ele. A gente sempre troca uma ideia antes do início da semana para programar os treinos que ele vai fazer além do que o grupo faz normalmente. Como ele gosta muito, a gente procura deixar ele à vontade para ele fazer esse algo a mais, que é o diferencial dele – afirmou.

Exemplo e elogios

Exemplo para os demais atletas. Assim o preparador físico do Praia Clube, Dudu, classificou o comportamento de Vini Scola e também avaliou as principais virtudes físicas do jogador.

“O físico de um atleta está determinado em questões de resistência, velocidade, força e potência. O Vini Scola é um cara com notas excelente em ações de velocidade, potência e força. Ele tem uma grande capacidade de aceleração e de desaceleração. Mas a resistência dele já não é tão alta quanto a de outros atletas. No geral, podemos classificar o físico dele como excelente”.

Bruno Cunha
Dudu (à direita) é o preparador físico do Praia Clube

– É um dos atletas mais dedicados com quem eu já trabalhei no futsal. Chega antes do início do treino e vai embora depois, tanto em trabalhos físicos de academia como nos trabalhos de quadra. É um exemplo para os outros. Eu vejo que ele sempre conversa com atletas mais jovens tentando influenciar eles da importância de se desenvolver fisicamente porque o esporte hoje exige muito da demanda física. O Vini é altamente dedicado e é muito importante ter um cara com esta mentalidade em uma equipe – completou.

Rotina e alimentação

Além de vitaminas e suplementos necessários a um atleta profissional, Vini Scola segue uma dieta disciplinada para manter a força física. O jogador contou como funciona sua alimentação no dia a dia.

– A alimentação é primordial. No café da manhã, como três ovos mexidos, uma fruta, aveia, granola e iogurte. Almoço é arroz, lentilha ou feijão, salada e carne, que costuma ser carne moída ou frango. Antes do treino da tarde, como dois ovos com pão francês, com um copo de café. À noite, lá pelas 20h, faço a mesma refeição do almoço. Pouco antes de dormir, como um pão ou uma fruta para dar uma forrada. Não tem muito o que inventar – disse.

Veredito

Com o lema de trabalho e disciplina, Vini Scola revela que para chegar no físico atual foi preciso muito suor nos treinos e brincou com a situação.

“Natural obviamente, nada de fake natty aqui”

Bruno Cunha
Vini Scola é um dos atletas mais fortes do futsal brasileiro

– Aqui foi trabalho pra caramba. Tem uma galera que acaba não acreditando e tem uma pulguinha atrás da orelha. Mas como a gente treina em alto nível, em uma intensidade alta, isso acabou favorecendo para eu conquistar esse shape [risos]. O mais importante para mim é o futsal, mas aliar um corpo estético alcançando objetivos dentro de quadra fica melhor ainda – disse.

– Aqui a gente tem um acompanhamento. Temos que ficar longe disso aí [esteroides anabolizantes], porque no futsal tem antidoping, então a gente sempre tem que estar se cuidando e fazendo o trabalho natural – finalizou.

Vini Scola é um dos principais nomes do Praia Clube na disputa da Liga Nacional de Futsal. O time de Uberlândia está no G-16 da competição, com a classificação encaminhada para os playoffs.