fifa
fifa

Adolescentes, altura, bases, ex-campeões e treinadores que jogaram são destaques enquanto a FIFA destaca as estatísticas por trás das seleções do Uzbequistão para 2024.

41

O fixo neozelandês Miroslav Malivuk, 41, é o jogador mais velho no Uzbequistão 2024, de longe. Ele é seguido por dois jogadores de 38 anos: o goleiro cazaque Leo Higuita e o zagueiro argentino Pablo Taborda. Malivuk emula nomes como o japonês Kazu Miura (45 em 2012), o brasileiro Falcao (39 em 2016) e o húngaro Libor Gercak (46 em 2021) ao ser o jogador mais velho em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

39

Um número impressionante de 39 jogadores – 11,6 por cento do total – está sediado na Espanha em nível de clube. Eles incluem todos os 14 membros do time da Espanha, nove da Argentina, sete do Brasil e jogadores de Cuba, França, Nova Zelândia, Portugal, Tailândia e Ucrânia. IR Irã e Portugal vêm em seguida, com 18 e 15, respectivamente. Guatemala, Irã, Espanha e Uzbequistão são os únicos times com todos os jogadores sediados em sua terra natal.

16

Dezesseis jogadores vencedores da Copa do Mundo de Futsal da FIFA estão no Uzbequistão 2024. Guitta triunfou com o Brasil na Tailândia 2012, antes de Cristian Borruto, Alan Brandi, Nico Sarmiento, Pablo Taborda e Kiki Vaporaki ajudarem a Argentina a levantar o troféu na Colômbia 2016. Tiago Brito, Fabio Cecilio, Andre Coelho, Bruno Coelho, Erick, Afonso Jesus, João Matos, Tomas Paco, Pany Varela e Zicky fizeram parte da seleção portuguesa que conquistou a Lituânia 2021. Jorge Braz foi o idealizador desse sucesso e é o único técnico campeão nesta competição.

fifa
Guitta campeão com o Brasil em 2012 | fifa

13

Cristian Borruto, da Argentina, e Ali Hassanzadeh, da IR Iran, são os jogadores do Uzbequistão 2024 com mais gols na Copa do Mundo de Futsal da FIFA (13 cada). Eles são seguidos pela dupla tailandesa Suphawut Thueanklang (12) e Jirawat Sornwichian (10), o argentino Alan Brandi (9), o brasileiro Ferrao (9) e o espanhol Sergio Lozano (9).

fifa
Cristian Borruto, da Argentina, | fifa

8

Oito adolescentes foram selecionados e, incrivelmente, quatro são do Afeganistão: Mehran Gholami, Bahman Gorgej, Ali Jafari e Mohammad Moradi. Os outros são Fazliddin Botirov (Uzbequistão), Dyllan Hernandez e Berni Llanes (ambos de Cuba) e Mika Spigt (Holanda). Gholami é o mais novo e será o único com 18 anos quando o torneio começar.

5

Cristian Borruto e Ali Hassanzadeh igualarão o recorde do grande Falcao de ir a cinco Copas do Mundo de Futsal da FIFA. O pivô argentino e o ponta iraniano foram à primeira há 16 anos.

fifa
Ali Hassanzadeh, do Irã, | fifa

4

Quatro dos 24 treinadores jogaram na Copa do Mundo de Futsal da FIFA: Carlos Chilavert (Paraguai), Oleksandr Kosenko (Ucrânia), Matias Lucuix (Argentina) e Vahid Shamsaee (Irã). Shamsaee marcou 10 gols em 12 aparições em três edições, enquanto Chilavert, Kosenko e Lucuix apareceram em duas. O paraguaio e o argentino competiram entre si em um empate de 3 a 3 no Brasil 2008, com Lucuix marcando.

fifa
Carlos Chilavert (Paraguai), fifa

2

O capitão da Nova Zelândia, Dylan Manickum, está indo para seu segundo torneio da FIFA. O jogador de 32 anos representou o Auckland City nas duas últimas edições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™, competindo contra Fabinho, N’Golo Kante e Karim Benzema na Arábia Saudita 2023. O ponta do Panamá, Alfonso Maquensi, que está pronto para sua segunda Copa do Mundo de Futsal da FIFA, já participou de outro evento da FIFA. O MVP no recente Campeonato de Futsal da Concacaf competiu contra nomes como Alan, Belchior, Jordan, Madjer e os gêmeos Martins na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA™ em 2017.

1,96

O pivô croata Antonio Sekulic é, com 1,96 metros, o jogador mais alto no Uzbequistão 2024. Saimond Francia, que é 15 centímetros menor que seu próprio irmão e também defensor venezuelano Milton Francia, é o segundo com 1,94 m. Eles são seguidos pelo croata Luka Peric (1,93), Azat Valiullin do Cazaquistão (1,92), Edu de Portugal (1,91), Franco Jelovcic da Croácia (1,91) e Jose Yearwood do Panamá (1,91).

fifa
O capitão da Nova Zelândia, Dylan Manickum, | fifa