Artilheiro da última UEFA Champions League de Futsal, o brasileiro Thalles Lima, de 25 anos, se prepara para disputa da edição 2024/2025 que tem início na próxima quarta-feira (23), em Balgrade, na Sérvia.
Natural de São Vicente, no litoral de SP, o fixo do Riga FC – da Letônia – foi o principal goleador do torneio na temporada passada, com 15 gols em 10 jogos, além de oito assistências. A equipe do brasileiro foi eliminada no ‘Round Final’ pelo Barcelona – atual vice-campeão da Europa.
– Sem sombra de dúvidas, foi uma das competições mais especiais da minha carreira. Pude disputar minha primeira Champions League, entrar em quadra diante de grandes equipes, com grandes jogadores e fazer uma boa campanha pelo Riga, que foi o principal. Além disso, tive ótimos números individuais e vou buscar repeti-los agora em 2024 neste torneio tão importante – afirma.
Há mais de oito temporadas no exterior, Thalles começou na modalidade aos sete anos de idade, nas escolinhas de São Vicente. Com 15, ingressou no time do Santos, onde se destacou e chamou a atenção de Corinthians e Magnus – clubes que defendeu posteriormente no Brasil.
Depois disso, em um intervalo de um ano e meio, despertou o interesse de clubes da Europa. Passou por Industrias Santa Coloma, Cartagena e Ribera Navarra – todos da elite do futsal espanhol. Em 2021, se transferiu para o AD Fundão, de Portugal, clube pelo qual marcou 33 gols em 44 jogos antes de receber uma oferta do Riga FC, que definiu sua contratação em 2023.
Temporada 2023/24
No último ano, Thalles faturou os títulos da Copa da Letônia e da Liga Letã. Ao todo, foram 37 gols em 29 jogos, além do prêmio de MVP da liga local.
– Minha passagem pelo Riga FC tem sido maravilhosa. Desde que cheguei, todos do grupo me receberam muito bem e isso facilita tanto fora, quanto dentro de quadra. Além disso, fomos muito felizes na temporada passada, tendo a oportunidade de conquistar os principais títulos aqui do país. Isso motiva para seguirmos dando o nosso máximo no dia a dia. Nossa meta agora é fazer uma grande Champions League e chegar o mais longe possível com este clube – revela.
Apesar do ótimo desempenho na Europa, Thalles ainda não teve oportunidade na seleção brasileira – que recentemente conquistou o hexacampeonato mundial no Uzbequistão.
– É o sonho para qualquer atleta. Ainda mais se tratando de seleção brasileira, onde o nível de competitividade é altíssimo. Porém, eu preciso focar na temporada do clube para quem sabe ser recompensado com uma convocação. Vou seguir trabalhando e me dedicando cada dia mais para realizar esse sonho de menino – conclui.
UEFA Champions League
O Riga FC entra em quadra pela UEFA Champions League na próxima quarta-feira (23), às 8h (de Brasília), no ginásio Sportski Centar Voždovac, em Balgrade, na Sérvia. O adversário é o Força, da Macedônia do Norte. O Grupo 6 ainda conta com a equipe da casa FON Banjica e o Tigers Roermond, da Holanda.
A competição conta com 56 equipes, somados os times que disputaram a fase preliminar. A partir da próxima semana, 32 times iniciam a disputa da fase de grupos, onde cada chave tem um país sede.
Os classificados da primeira fase avançam à “Ronda de Elite” e, por último, para a fase final – disputada em um país a ser anunciado pela Uefa. O torneio segue até maio de 2025.