Fifa
Brasil e Argentina iniciam disputa da Copa América

Datas: 2 a 10 de fevereiro
Local: Luque, Paraguai
Países participantes: 10
Ingressos para o Uzbequistão 2024: 4

Grupos
A: Paraguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Chile
B: Argentina, Brasil, Uruguai, Bolívia, Peru

Como funciona

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificarão para as semifinais da Copa América e para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™.

A competição

Argentina e Brasil estão entre os três sempre presentes na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, mas nunca as superpotências correram maior risco de perder o torneio. A Albiceleste e a Seleção estão, de fato, agrupadas no Grupo B, junto com uma formidável seleção uruguaia. Além disso, Argentina e Brasil ficarão sem Maxi Rescia e Ferrão – dois dos melhores jogadores do planeta – respectivamente.

Não há como negar que todas as equipes do Grupo A estarão sorrindo com o sorteio. O Paraguai, em quadra familiar, é o favorito para vencer, mas a Colômbia e a Venezuela são potências em ascensão. Bolívia e Peru, por sua vez, nunca tiveram melhores chances de chegar à Copa do Mundo de Futsal.

Em termos de título, é visto como uma disputa de três vias entre Argentina, Brasil e Paraguai. Os argentinos venceram os últimos três jogos eliminatórios contra os brasileiros, que estão desesperados por vingança. Ter Giovanni Gonzalez no gol dá aos paraguaios uma chance contra qualquer um.

Fifa

Jogadores a serem observados

Angel Claudino
O ala argentino se destaca não só pelos cabelos loiros descoloridos, mas também por ser impecavelmente completo. Claudino está na melhor forma da carreira.

Fifa

Damian Mareco
O multifuncional jogador de 29 anos se destacou quando o Paraguai derrotou a Argentina e terminou em terceiro na primeira Finalíssima de Futsal. Ele está em boa forma pelo Córdoba, na Espanha.

Fifa

Pito
Um dos jogadores mais emocionantes e indecifráveis ​​da história do futsal, o pivô brasileiro está no auge de seus poderes incalculáveis.

Ignacio Salgues
Ele ajudou a inspirar uma corrida de conto de fadas: o Penarol chegou à final da CONMEBOL Futsal Libertadores em 2022. Agora, o jogador de 31 anos em boa forma quer ajudar o Uruguai a conquistar uma vaga na Copa do Mundo às custas da Argentina ou do Brasil.

Citações

“Temos muita confiança no trabalho que estamos fazendo. Embora tenhamos evitado Argentina e Brasil, o grupo ainda é complicado, pois todas as seleções são competitivas. Vamos para lá com muita esperança e convencidos de que podemos levar o Chile à Copa do Mundo pela primeira vez no futsal.” Bernardo Araya, jogador chileno.

“Se pudéssemos escolher, obviamente não seria um grupo que teríamos escolhido a dedo. Mas é assim que as coisas são. Definitivamente temos as armas para causar problemas aos outros times e nos classificar para a Copa do Mundo.” Richard Catardo, jogador do Uruguai.

“Nosso primeiro objetivo é a classificação para a Copa do Mundo. Depois de conseguir isso, se Deus quiser, precisaremos dar um passo a mais para nos tornarmos um grande time vencendo a Copa América. Jogando em casa, acho que temos boas chances.” Damian Mareco, jogador paraguaio.

Fifa

“Estamos trabalhando muito para atingir o nosso objetivo principal, que é a classificação para a Copa do Mundo. O elenco está comprometido. Mesmo que Argentina, Brasil e Uruguai não estejam no nosso grupo, podemos enfrentá-los nas semifinais e estamos nos preparando para enfrentá-los. Estamos trabalhando muito para competir e conseguir uma passagem para o Uzbequistão para levar essa alegria às nossas famílias e, acima de tudo, ao país.” Bryan Montano, jogador do Equador.

“Nos últimos três torneios que joguei contra a Argentina, perdemos. É difícil de aceitar, isso chega até você. Já é ruim o suficiente perder três vezes consecutivas para qualquer time, mas contra seus maiores rivais dói muito. Espero que possamos vencer desta vez.” Pito, jogador do Brasil.

“Estamos muito confiantes. Entendemos o lugar que ocupamos ao lado do Brasil como os dois times mais fortes da América do Sul. Assumimos esse papel, entendemos a obrigação que temos de nos classificar para a Copa do Mundo, para ganhar até a Copa América. Sempre encaramos essa responsabilidade com muita calma, levando jogo a jogo, sem pensar no Brasil, nem em semifinal ou final. Nunca subestimamos ninguém.” Kiki Vaporaki, jogador argentino.

Títulos da Copa América de futsal
10 – Brasil
3 – Argentina

Participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA
9 – Brasil | Argentina
7 – Paraguai
3 – Uruguai
2 – Colômbia
1 – Venezuela
0 – Bolívia | Chile | Equador | Peru

Fifa
Venezuela na Copa do Mundo de Futsal

Títulos da Copa do Mundo de Futsal da FIFA
5 – Brasil
1 – Argentina