Após ficar quase um ano afastada devido uma lesão no ligamento cruzado joelho, a paraense Ana Luíza foi eleita a melhor pivô da temporada 2023/2024 na Espanha. O prêmio é concedido pela Associação de Jogadoras de Futsal (AJFSF), juntamente com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
Em conversa com o ge Pará, a jogadora do Torreblanca ressaltou a importância de vencer um prêmio tão relevante após um período complicado.
– A sensação é de muita felicidade e com extrema importância de acreditar que nada foi em vão! Foi uma temporada muito surpreendente, voltei de lesão e meu objetivo era voltar a performar. Me senti bem, mas sem expectativas de fazer uma temporada tão boa. E ganhar um prêmio na liga mais competitiva do mundo, competindo com excelentes atletas, é muito gratificante.
Uma lesão tão grave pode deixar qualquer atleta com o emocional enfraquecido. Para passar por esse período, a jogadora de 24 anos destaca que fazer terapia foi essencial para seguir focada e se manter resiliente.
“Hoje faço terapia para fortalecer a mente e não digo isso pelo prêmio, mas sei o quanto isso me ajudou depois de um momento delicado que foi a lesão”, diz Ana Luíza.
A escolha foi feita através de uma votação que contou com 200 atletas da liga espanhola de futsal.
Carreira
Ana Luíza saiu do Pará com apenas 15 anos para jogar em Santa Catarina, pelo FME Balneário e, posteriormente, já como profissional, pelo Female. Na temporada seguinte, vestiu a camisa do Taboão, de São Paulo, antes de chegar ao Torreblanca, da Espanha, onde está desde 2021.
Neste ano, Ana Luíza foi um dos destaques do Torreblanca na conquista da Copa da Rainha, o primeiro titulo do clube.
O bom desempenho da atleta paraense nesses clubes fez Ana Luíza ser convocada para a Seleção, onde ela conquistou o Grand Prix e a Copa América em 2019. Já em 2024, venceu Torneio de Fafe e Torneio de Xanxarê pela Amarelinha.