Diferente do ano passado, onde ganhou tudo, o Barcelona Futsal sofreu altos e baixos nessa temporada. O Barça não se classificou ao Final Four da Champions League e perdeu a liderança da Liga Nacional nas últimas rodadas, ficando em segundo lugar ao fim da primeira fase.
Apesar disso, o Barcelona chega na semifinal embalado após duas vitórias contra o Valdepeñas. No primeiro jogo da semi, a equipe catalã enfrenta o Inter, no sábado, às 14h (de Brasília).
Em entrevista ao ge, o pivô Pito disse que o time virou a chave com a chegada do mata-mata, mas cita uma cobrança para conquistar o título após os últimos resultados.

— Desde quando caímos da Champions todos os jogos são pressão para ganhar, porque o objetivo principal da temporada era ganhar ou chegar no Final Four da Champions, onde não conseguimos. Agora [o título da Liga Naciona] é um objetivo muito marcante que vai denominar a próxima temporada também — comentou.
Além do título, o campeão da Liga Nacional da Espanha ganha vaga na próxima Champions League. É a única oportunidade do Barcelona participar da competição na próxima temporada.
Na outra semifinal estão Palma e Jaén. O primeiro foi campeão desta edição da Champions, com isso, se Barcelona e Palma forem para a final, a vaga é do Barça. Porém, caso o Jaén e o Barcelona forem para a final, o Barça terá que ser campeão para disputar a Champions na próxima temporada.

Pito enfrentará o ex-clube Inter, onde o defendeu por duas temporadas, conquistou a Liga Nacional (2019/20) e foi o melhor jogador da Liga em 2020/21. O pivô sabe o tamanho desta partida e frisa a importância da classificação.
— Contra o Inter é clássico. Quem acompanha sabe a rivalidade entre Barcelona e Inter. Eu tive a felicidade de jogar no Inter também e quando jogava contra o Barça era sempre uma semana diferente. Agora defendendo o Barcelona sei da mentalidade deles, como eles encaram esse jogo.
— A cobrança não é como o Brasil, mas sempre tem aquele torcedor que solta uma letrinha, que tem que ganhar, normal. Só de estar no Barcelona a pressão já entra na mente porque sempre tem que estar disputando títulos e ainda mais agora contra o Inter, esse clássico mundial. A semana toda é diferente, o treino fica mais pegado, não dá para errar em nada. Vai ser uma semifinal muito dura e não podemos vacilar em casa — completou.
Na Liga Nacional da Espanha, o playoff é melhor de três, sendo o primeiro e o possível terceiro jogo na casa do time melhor colocado na primeira fase. Na final é melhor de cinco, sendo os dois primeiros e o possível quinto jogo com mando do melhor colocado na primeira fase.