A Seleção Nacional de Futsal realiza, esta quarta-feira, uma sessão de treino no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, tendo em vista os últimos compromissos da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo 2024. Pela manhã, a formação orientada por Jorge Braz fez trabalho de ginásio.
A Equipa das Quinas prepara os com a Finlândia e Geórgia, a contar para a 5.ª e 6.ª jornada desta Ronda de Elite. O encontro frente aos finlandeses será a 15 de dezembro, às 19h30, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra. Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.
A formação orientada por Jorge Braz, recorde-se, está a uma vitória de carimbar a presença na fase final do Campeonato do Mundo 2024, que se realizará no Uzbequistão.
Em declarações ao fpf.pt, André Coelho fez a antevisão da partida diante dos finlandeses: “Será mais um jogo duro, como se fosse uma final. São três pontos que queremos muito e que nos darão o 1.º lugar do grupo e o consequente apuramento para o Mundial. A Finlândia é um adversário duríssimo, vem cá com o objetivo de pontuar e de levar as decisões para a última jornada. O nosso objetivo é muito claro: ganhar e somar mais três pontos. Temos vindo a trabalhar muito bem durante a semana para isso”, começou por dizer.
O fixo de 30 anos lembrou o jogo de setembro com os finlandeses, onde Portugal venceu por 5-1: “Os números da vitória (5-1) na Finlândia foram enganadores. Chegámos ao intervalo a vencer por 1-0 e sentimos algumas dificuldades na parte inicial do encontro. São sempre jogos muito equilibrados, é uma equipa muito organizada, com jogadores fisicamente muito fortes, que defendem muito bem. Temos de estar muito competitivos e 100% concentrados para ganhar novamente na sexta-feira”, reconheceu.
O internacional português, que soma 97 jogos pelos AA, deu a receita para o jogo: “É fundamental sermos nós próprios, competitivos e agressivos, tanto a defender como a atacar. Os detalhes são essenciais, as bolas paradas, o acerto no último passe, na finalização ou na pressão. Temos de ser perfeitos nesses capítulos para termos sucesso neste tipo de jogos”, disse.
André Coelho confidenciou que a equipa está muito empenhada em garantir mais um triunfo: “Já fizemos quatro treinos fantásticos, temos um grupo cheio de fome e de vontade de trabalhar. Há alguns jogadores novos devido a algumas lesões, mas eles entraram muito bem no grupo. Existe uma competitividade muito grande nos treinos. Todos estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros com o objetivo de contribuir para que a equipa ganhe”, afirmou.
A fechar, o fixo que atua no FC Barcelona garante que o objetivo deste estágio é somar seis pontos: “Estamos aqui para ganhar todos os jogos. O nosso foco está totalmente virado para o jogo de sexta-feira, nem pensamos em mais nada neste momento. No entanto, queremos terminar esta Ronda de Elite com 18 pontos”, finalizou.
Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.