Amandinha, lenda do futsal sul-americano e mundial, eleita melhor jogadora do mundo por oito anos consecutivos e tricampeã da CONMEBOL Copa América Futsal Feminina, conversou com exclusividade com CONMEBOL.com para falar sobre a evolução do futsal feminino e a importância de Acredite no Grande.
Graças ao trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira e ao talento que demonstra em campo, Amandinha se tornou referência no esporte feminino brasileiro, principalmente para meninas apaixonadas por futebol e futsal, com o sonho de se profissionalizarem.
“Eu tinha o sonho de ser atleta profissional, só isso. Eu tinha grandes sonhos de conquistar os títulos mais importantes, estar na seleção brasileira com os melhores do mundo, e Deus me deu muito mais, sempre falo a mesma coisa, ser referência foi um presente de Deus na minha vida, eu não esperava por isso. “Sou muito grata por toda história que construí e por hoje ser referência para tantas meninas que sonham em ser jogadoras ”, comentou Amandinha.
O futsal feminino cresceu exponencialmente nos últimos anos na América do Sul, ganhando visibilidade em competições como a CONMEBOL Copa América Futsal Feminina, a CONMEBOL Libertadores Futsal Feminina, a CONMEBOL Sub20 Futsal Feminina ou a CONMEBOL Liga Evolucion Sub12 Futsal Feminina, torneios importantes para o desenvolvimento do esporte.
“Toda a organização da CONMEBOL valoriza o nosso esporte, realmente nos tratam como profissionais, com seriedade, mostrando aos clubes como devemos ser tratados . Desde o primeiro em que participei até hoje houve uma evolução, tanto na organização quanto nos próprios jogadores, e isso é um sinal de que nossa disciplina está crescendo”, disse o jogador sobre o desenvolvimento dos torneios da CONMEBOL .
“Acho que agora que estamos crescendo, ganhando visibilidade, agora que surgiram vários ídolos, empoderaram mulheres com histórias incríveis, as meninas podem se inspirar na minha história, na história de tantas outras estrelas da seleção brasileira, da seleção argentina e todos aqueles que disputaram a CONMEBOL Copa América ”, acrescentou.
Acreditar na grandeza é essencial na carreira de qualquer atleta, sonhar em chegar ao topo e trabalhar muito para isso é algo que tanto Amandinha quanto muitos outros jogadores fizeram para estar onde estão hoje.
“Espero que minha história inspire outras mulheres a continuar lutando por esse esporte, não só a minha, há muitas outras que abriram mão de muitas coisas para fazer nossa disciplina crescer, que aceitaram migalhas, coisinhas para poder jogar, e hoje nós estamos em um momento muito melhor, acho que começou a partir daí, muitos que acreditaram e hoje podem aproveitar muito, mirando cada vez mais alto”, disse a brasileira sobre o que significa Acreditar Grande no futsal feminino.
“Temos que trabalhar muito todos os dias para atingir os nossos objetivos, mas ao mesmo tempo nada disso faz sentido se não estivermos felizes, por isso a Amandinha neste momento tem o objetivo de ser feliz fazendo o que ama”, concluiu .
Amandinha teceu uma história de sucesso que vai além dos títulos conquistados com perseverança e paixão, seu legado é uma inspiração para as futuras gerações de jogadores, um lembrete de que Acreditar Grande é o primeiro passo para a grandeza.