A Seleção Nacional de Futsal realizou, esta segunda-feira, uma dupla sessão de treino Tbilisi Sports Palace, na Geórgia, onde vai encerrar a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo 2024.
A Equipa das Quinas defronta a Geórgia, na quarta-feira, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi. Portugal, recorde-se, já assegurou o apuramento para o Mundial que se disputa no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024. A formação orientada por Jorge Braz procura fechar a Ronda de Elite com um registo 100% vitorioso.
Em declarações ao fpf.pt, Afonso Jesus promete entrega e compromisso total para este último jogo: “Acima de tudo, queremos continuar a consolidar o nosso processo. O nosso grande objetivo está alcançado, que era a qualificação direta para o Mundial 2024, mas agora queremos fechar esta Ronda de Elite só com vitórias. Não vamos facilitar, nem vamos deixar de acelerar, o nosso compromisso é total desde o início”, começou por dizer.
O fixo/ala de 25 anos considera que a motivação é sempre máxima: “Só o facto de estarmos neste espaço e com estes colegas é motivo para darmos sempre o melhor de nós. Damos tudo uns pelos outros. A nossa motivação é máxima, vestir esta camisola é sempre um orgulho e uma grande responsabilidade. Aquilo que nos tem destacado de outras seleções é a forma como trabalhamos diariamente, como nos empenhamos a cada treino e a cada jogo. Isso acaba por refletir-se nos resultados e nos bons desempenhos que temos tido”, acrescentou.
Relativamente ao adversário de quarta-feira, Afonso lembrou o encontro de Viseu, disputado em setembro: “É um adversário com muita qualidade individual, acima de tudo. Sabemos que não têm nada a perder e vão dar tudo para vencer-nos. A Geórgia tem jogadores muito fortes no capítulo da decisão e na forma como encontram espaços. Assim sendo, temos de estar na nossa máxima força, impor o nosso jogo e estar totalmente concentrados. No aspecto defensivo, temos de estar muito atentos e organizados. Queremos muito continuar nesta senda de vitórias”, concluiu.
Com a presença no Mundial garantida, Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 15 pontos, mais seis que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto e que vai disputar o play-off de acesso. Geórgia e Arménia têm três pontos. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.