
Desconhecido a nível continental no início do mês, o Afeganistão escreveu um dos grandes contos de fadas do futsal ao chegar ao mundial na primeira tentativa.
Depois de terem surpreendido ao derrotar o poderoso Irã na partida de abertura e depois terem passado do grupo, os afegãos se envolveram em um emaranhado triplo da Ásia Central que os levou a chegar à Copa do Mundo de Futsal da FIFA™.
A derrota para o Tadjiquistão na primeira partida das quartas-de-final parecia ter marcado o fim para os ousados estreantes, apenas para o anfitrião da Copa do Mundo, o Uzbequistão, derrotar o Vietnã na última das últimas oito partidas, exigindo um play-off para determinar a vaga final no evento principal.
FT | 🇦🇫 Afghanistan 5️⃣-3️⃣ Kyrgyz Republic 🇰🇬
— #AsianCup2023 (@afcasiancup) April 28, 2024
𝗧𝗛𝗘𝗬 𝗛𝗔𝗩𝗘 𝗗𝗢𝗡𝗘 𝗜𝗧!
Afghanistan are heading to #FutsalWC for the first time! #ACFutsal2024 | #AFGvKGZ pic.twitter.com/uyKiDRze1l
Uma vitória por 5-3 sobre o Iraque na primeira ronda dos “play-offs” configurou este jogo em que o vencedor leva tudo, com a equipe da República do Quirguistão também de olho na primeira vaga na Copa do Mundo.
Decidindo a melhor entre as duas equipes, foi um arremate de Omid Qanbari, aos nove minutos, que mandou o Afeganistão para o intervalo com uma vantagem estreita; uma que eles dobrariam nove minutos após o reinício, quando um gol contra de Mukhamed Askarbekov fez o 2-0.
Um período frenético de dez minutos produziu seis gols, mas com a República do Quirguistão sempre em busca do jogo, os afegãos nunca pareceram muito preocupados, com dois gols tardios e de longa distância do capitão Mahdi Norowzi e Mehran Gholami fechando o impressionante 5-3. Vitória e classificação inédita.