Após uma difícil vitória contra a Ucrânia na estreia da Copa do Mundo de Futsal, o Brasil volta a campo nesta quarta-feira, às 20h, quando enfrenta a Austrália. Se contarmos a estrutura e a tradição dos australianos na modalidade, a seleção verde-amarela deve vencer de forma tranquila.

Austrália estreou com vitória também. Foto: Getty
Todos os jogadores da equipe da Oceania são amadores, trabalhando em outras funções e jogando futsal por meio período, sem remuneração alguma. O elenco conta com dono de academia, professor de educação física e até agente de imóveis.
O brasileiro Fernando de Moraes é auxiliar técnico da Austrália, país que bateu Moçambique na estreia por 3 a 2. Ex-jogador de futebol profissional, Fernando também jogou futsal, se naturalizou australiano e esteve no Mundial de 2012. Agora, contudo, uma lesão no joelho o impediu de estar em quadra.
“O futsal na Austrália é amador e com isso a nossa preparação ficou limitada, mas temos que maximizar nossos recursos e o tempo limitado de treinamento. Somos um grupo unido e jogamos com muita garra, o que muitas vezes supera outros aspectos”, destacou o auxiliar técnico. Segundo ele, o principal objetivo da seleção da Oceania é passar da primeira fase.
No duelo que vale a liderança do grupo D, Fernando sabe que viverá algo especial, mas não tem dúvidas de como irá se comportar durante os 40 minutos.
“O futsal no Brasil é referência, se trata da melhor seleção do mundo e todos nós estamos motivados para o histórico confronto. Particularmente, tenho muito orgulho do país que nasci, mas agora o que importa são os meus companheiros e o país que me deu esta oportunidade de estar envolvido em mais uma Copa do Mundo”, disse.