Nesta semana, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) realizou mais uma melhoria no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. As antigas luminárias, com lâmpadas vapor metálico de 400 watts, foram substituídas por luzes de LED, aumentando a luminosidade e a economia de energia.
Confira o vídeo:
É a segunda reforma que a ACBF promove na sua casa em menos de um ano. Em 2016, houve a substituição do piso antigo pelo piso flutuante, que aumenta a absorção do impacto, diminuindo os riscos de lesão aos atletas. Agora, o novo sistema de iluminação melhora o trabalho dos jogadores em quadra. Além disso, passa a atender um dos pedidos da LNF para jogos transmitidos pela TV, melhorando também o trabalho de fotógrafos e jornalistas que trabalham no local.
O novo sistema de iluminação passa a ser homogêneo e será operada em dois modos: Treino e Jogo. O modo Treino utilizará apenas 50% da capacidade do sistema de iluminação. Conforme o Gestor Executivo da ACBF, Francis Berté, isso não quer dizer que perderá rendimento. “Pelo contrário. Quando as luminárias estiverem operando com a metade da capacidade, teremos 10% a mais de luminosidade do que o sistema anterior. Além disso, a economia de energia nesse modo será de 75% em relação ao anterior”. O modo Treino será utilizado nos períodos de treinos, escolinhas e jogos não oficiais.
Por sua vez, o modo Jogo utilizará a capacidade máxima, aumentando a luminosidade em 120% a mais do que o sistema anterior. O modo de Jogo será utilizado apenas em partidas oficiais, como a Supercopa, o Estadual e a LNF, por exemplo. “Na capacidade máxima o consumo vai cair pela metade se comparado com o sistema anterior. Ou seja, a iluminação vai mais do que dobrar e o consumo vai cair pela metade”, explica o Gestor Executivo.
O novo sistema também deixará a iluminação mais harmônica. Anteriormente, 36 luminárias abrangiam o espaço da quadra. Agora, 40 luminárias de LED, fornecidas pela Intral, de Caxias do Sul, estão distribuídas sobre o local de jogo. “As lâmpadas antigas tinham temperaturas diferentes de cores. Algumas eram branco frio, outras branco quente. A iluminação não era homogênea e concentrava a maior parte da luz no centro da quadra, mas nos cantos alguns pontos ficavam mais escuros. Agora temos uma ótima distribuição fotométrica e a temperatura de cor é mesma”. O projeto do novo sistema de iluminação foi realizado e executado pela Conducta Energia, de Garibaldi.
Além de economizar no consumo de energia, os novos equipamentos também diminuirão os custos com manutenção. Francis afirma que o novo sistema terá uma durabilidade muito superior. “As lâmpadas anteriores perdiam eficiência muito rápido. Nos primeiros 12 meses, perdiam em torno de 40% da eficiência e não duravam mais do que cinco anos. O novo sistema tem uma expectativa de vida de 50 mil horas sem perda significativa da eficiência luminosa, isso significa para nós uma durabilidade superior a 25 anos”.
O novo sistema de iluminação já será utilizado durante a realização dos jogos do Citadino de Futsal. Porém, o primeiro jogo que o sistema irá operar com a capacidade máxima será na decisão do título da Supercopa contra o Corinthians, que ocorrerá no fim de março.

Nova iluminação da casa da ACBF

Nova iluminação da casa da ACBF

Nova iluminação da casa da ACBF

Nova iluminação da casa da ACBF