Ninguém ‘passeou’ tanto pela tabela de classificação como o time de Carlos Barbosa. Os gaúchos foram os únicos com a amplitude da vice liderança até a vice lanterna na LNF2016. Mesmo tendo conseguido encaixar seis vitórias em uma sequência em que permaneceu nove jogos sem perder, a ACBF fechou a primeira fase em sexto lugar e ganhou o direito de decidir em casa.
Em plena temporada em que comemora 40 anos de fundação, atual e maior campeã da LNF, com cinco conquistas, os laranjas não esperavam um enredo tão complicado e dramático logo para as oitavas de final. A vitória em Florianópolis, inclusive, ajudou a construir este cenário em que uma eliminação era pouco esperada. Porém, após perder por 2×1 no tempo regulamentar diante de sua torcida, a decisão seguiu para a prorrogação. No tempo extra, mais sofrimento, com um pênalti marcado no apagar das luzes, quando a ACBF vencia por 1×0, o Floripa empatou. Nos pênaltis a ACBF acabou eliminada da sua vigésima participação na Liga.
Visando a LNF2017, o time da Serra Gaúcha fez uma grande reformulação. Permaneceram apenas sete atletas do grupo e chegaram os goleiros Henrique e Léo Oliveira, fixos Bruno Souza e Alemão, ala Henrique Di Maria e o pivô Rafinha. Além destes, Mithyuê, ala que vem do Magnus e Deives, capitão do Corinthians, artilheiro e craque da LNF2016.
Eliminado nas Oitavas de Final
Colocação – 9º lugar
Vitórias – 10
Gols pró – 59
Artilheiro da equipe – Rafa– 11 gols – 0,6 por partida

Rafa na partida contra o Floripa. Foto: Ulisses Castro