
Capitão Valdin levantou a taça do pentacampeonato laranja. Foto: Ulisses Castro
A Capital Nacional do Futsal, Carlos Barbosa, foi testemunha de mais uma conquista da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Na tarde deste domingo, na decisão da Libertadores de América, a laranja passou de forma categórica pelo Joinville, por 4 a 1, chegando ao pentacampeonato, de forma invicta na competição. Antes, o time gaúcho havia levantado os títulos em 2002, 2003, 2011 e 2017.
O Joinville assustou primeiro aos 5min, quando Bruno rolou para trás e Leco, pegou alto, para fora. A partir daí a ACBF dominou a posse de bola e criou situações. Bruno Souza chutou, a bola pegou em Leco e quase foi contra o próprio gol catarinense. Aos 8min, Mithyuê acertou o pé da trave e a bola saiu. O domínio se concretizou em gol aos 10min5s. Valdin deu um lindo passe para dentro da área e Douglinhas marcou: 1 a 0 ACBF.
Aos 6min49s da etapa final, em rápido contra-ataque, Felipe Valério bateu forte para ampliar. O Joinville tentou diminuir e teve chances para isso, mas lá estava Gian em chutes de Gabriel, um deles dentro da área. A laranja respondeu com Douglinhas, em bela cabeçada salva por Willian.
O Joinville buscou ainda mais colocando Thiaguinho como goleiro-linha. E tal estratégia deu errado, pois em novo contra-ataque, João rolou para Lé anotar o dele. Antes do fim, João Salla cobrou tiro-livre com perfeição e aumentou a contagem. Por outro lado, os catarinenses no final do jogo chegaram ao gol com Leandro Caires. Placar final: ACBF 4 x 1 Joinville.
Ao final do confronto, o capitão Valdin, eleito o craque da última edição da LNF quando atuava pela Assoeva, levantou o troféu e comandou a festa no Centro de Eventos de Carlos Barbosa. O artilheiro da competição também foi da ACBF, o fixo Lé, com 7 gols.

Fixo Lé, da ACBF, terminou como campeão e artilheiro da Libertadores de Futsal 2018. Ele marcou 7 gols na competição. Foto: Ulisses Castro
Premiações
Troféu Fair Play: Joinville
Artilheiro: Lé, da ACBF, com 7 gols
Terceiro Lugar: Magnus (São Paulo/BRA)
Segundo Lugar: Joinville (Santa Catarina/BRA)
Campeão: ACBF (Rio Grande do Sul/BRA)