Conmebol
Falcão em ação pela Seleção Brasileira

Considerado por muitos o melhor jogador de futsal da história, Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão, vestiu a camisa 12 da seleção brasileira em cinco das dez partidas de futsal da CONMEBOL Copa América vencidas por sua equipe.

Falcão é o maior representante da seleção brasileira de futsal com mais de 250 participações em partidas e com a impressionante marca de mais de 400 gols pelo Verdeamarelha.

A primeira Copa América de Futsal da CONMEBOL conquistada pelo atacante brasileiro foi em 1998, o quinto título continental da seleção brasileira. Ele também venceu no ano seguinte, em 1999 e 2000, conquistando assim o tricampeonato e fechando uma época de ouro para sua equipe.

Posteriormente, conquistou seu quarto título continental na CONMEBOL Copa América Futsal Uruguai 2008. O quinto e o nono para a Canarinha vieram na edição 2011 da Argentina.

O ídolo do futsal também participou da conquista dos Mundiais de Futsal de 2008 e 2012 com seu país. Além disso, conseguiu ser o maior artilheiro da história no torneio com 48 gols e o jogador que mais disputou partidas, com 34.

Sua carreira a nível de clubes nada tem a ver com a que teve na seleção, conquistou um grande número de títulos estaduais, nacionais e internacionais com clubes de seu país.

O paulista sagrou-se oito vezes campeão da CONEMBOL Libertadores Futsal, a primeira pelo Esporte Clube Banespa, em 2001, e pelo Malawee/Jaraguá, em 2004.

Em 2005 teve uma breve passagem pelo futebol de campo pelo São Paulo, onde disputou o torneio paulista e duas partidas da fase de grupos e uma das quartas de final da CONMEBOL Libertadores que o clube brasileiro conquistou com Falcão no elenco.

Para a edição de 2006, voltou ao Malawee/Jaraguá e conquistou o tetracampeonato por quatro anos consecutivos, de 2006 a 2009. Teve de esperar até 2013 para erguer novamente o troféu continental, desta vez com o Intelli/Orlândia.

Depois, com Magnus, o Brasil voltou ao topo do continente em 2015 e também conquistou a Copa Intercontinental de Futsal em 2016 e 2018.

Falcão tem um histórico incontestável, com mais de 25 anos de carreira deslumbrando o mundo do futsal e levantando todos os títulos que pôde para se tornar uma das maiores lendas do esporte.