LNFS
Marcenio, jogador do Barça, driblando Alan Brandi, do Jaén FS

Sinal de largada para o momento mais esperado da temporada. Chega a final da Liga, última eliminatória de um Play Off em que tanto o Barça como o Jaén FS avançaram sem ceder um único ponto. Ambos chegam no auge da temporada para o jogo que abre a série neste sábado (17h15, LaLigaSportsTV). Os blaugranas já venceram a Supertaça e a Taça do Rei, enquanto os de Jaén ergueram a Taça de Espanha. Uma final inédita vai designar o campeão da Primeira Divisão na temporada 2022/23. Ferrão e Mauricio estão mais uma vez à disposição de seus técnicos.

BARÇA-JAEN FS

Sábado 17/06/2023. 17h15 Palau Blaugrana.

TV: LaLigaSportsTV, Esport3

A final começa com o primeiro ponto da eliminatória em jogo no Palau Blaugrana. Esta época regressa ao formato tradicional, à melhor de cinco jogos. Nos últimos anos, a pandemia obrigou-os a disputar um Play Off expresso em 2020, à melhor de três em 2021 e de ida e volta em 2022. O Barça apresenta-se como vencedor das duas últimas edições, em busca da sétima vitória, tentando fechar a lacuna com um Inter FS que lidera o recorde. O Jaén FS quer bater o recorde do campeonato e ser a décima equipe campeã.

Ferrão retorna ao time do Barça. Não esteve disponível no último jogo no Jorge Garbajosa devido a uma fractura na costela, mas desde terça-feira treina com o grupo. Jesús Velasco tem todos os seus homens à disposição, exceto Sergio Lozano, gravemente ferido na Final Four da Copa del Rey. Os catalães vêm de uma saída rápida de Viña Albali Valdepeñas nas quartas de final (5-2 no Palau e 3-4 no Virgen de la Cabeza) e do Inter FS nas semifinais (2-0 no Palau e 2- 4 no Jorge Garbajosa).

Por seu lado, o Jaén FS eliminou o ElPozo Murcia Costa Cálida nos quartas-de-final (2-1 no Olivo Arena e 1-3 no Palácio de Desportos de Murcia) e o Mallorca Palma Futsal nas meias-finais (2-5 no Son Moix e 1 -0 em Jaén). Vencer o campeão da Liga dos Campeões dá à equipa de Dani Rodríguez o estatuto de rival muito perigoso, ainda que esta seja a sua primeira final na Liga. Já demonstraram o seu potencial ao conquistarem a Taça de Espanha em Granada, a terceira da sua história na sua competição fetichista, depois das conquistadas em 2015 e 2018. No Play Off, sempre faltou ao Jaén FS mais uma engrenagem. Nunca haviam passado das semifinais, até que Dani Rodríguez juntou todas as peças e construiu um bloco ultracompetitivo. Para esta final recuperam o capitão: Mauricio Guterres. O brasileiro, de 38 anos, Ele participou apenas de um jogo da liga este ano devido a problemas físicos contínuos. A única ausência da equipa andaluza é o guarda-redes Álex González.

O Barça leva vantagem em campo nesta série porque terminou na segunda posição na temporada regular, enquanto o Jaén FS terminou em quarto. Os dois protagonizaram uma discreta final da Liga. De fato, o Mallorca Palma Futsal arrebatou o primeiro lugar aos blaugranas, e os jaenenses perderam o terceiro lugar para Jimbee Cartagena. Mas aqui o que importa não é a classificação, o que é decisivo é o desempenho em torneios curtos como o Play Off, e esses dois times chegaram com uma marcha a mais que seus rivais.

O segundo jogo da série será disputado na segunda-feira, também no Palau Blaugrana (20:00, LaLigaSportsTV). Depois a eliminatória segue para a Olivo Arena, pavilhão que promete ser uma colmeia a torcer pela sua equipa na primeira final. O terceiro jogo será disputado na sexta-feira, 23 de junho, às 21h30. Se o empate for estendido para um quarto jogo, será no domingo, dia 25, às 18h. No caso de empate em 2 a 2, o campeão será decidido em uma quinta partida, na quarta-feira, 28 de junho, no Palau Blaugrana. Essa partida seria televisionada pela LaLigaSportsTV.

Se falamos de jogadores plugados, devemos sublinhar o nome de Pito. O brasileiro do Barça marcou em todos os quatro jogos do Play Off. No Jaén FS, Chino chega como o artilheiro da Primeira Divisão com 31 gols. Ninguém pode vencê-lo, exceto por uma grande surpresa, porque seu perseguidor é Terry Prestjord, do Ribera Navarra FS, que não joga o Play Off. No Barça, Sergio González é quem mais golos marcou, com 20.

De salientar que estas duas equipas nunca se encontraram num Play Off pelo título. Sim, há precedentes na Taça de Espanha: o Jaén FS conquistou o seu primeiro troféu em 2015, ao vencer precisamente o Barça numa final memorável (6-4) na Ciudad Real. Pelo contrário, os torcedores do Barcelona venceram o Jaén FS em três finais consecutivas da Copa del Rey (2018, 2019 e 2022), competição em que também venceram nesta temporada nas quartas de final.