Falcão atua poucos minutos e não balança a rede na vitória brasileira por 9 a 0, em Uberaba. Líder da chave com seis pontos, time enfrenta Paraguai nesta sexta, às 21h
A torcida que compareceu ao Centro Olímpico de Uberaba na expectativa de mais um show do craque Falcão acabou voltando para casa vendo o camisa 12 em quadra por apenas alguns minutos. Poupado pelo técnico Serginho Schiochet devido a um incômodo sentido antes da partida, ele viu do banco de reservas a seleção brasileira aplicar mais uma goleada no Grand Prix. Depois dos 11 a 2 sobre Zâmbia, a vítima desta quinta-feira foi a Guatemala, que levou 9 a 0 do time canarinho, gols de Diego (dois), Betão (dois), Xuxa, Dimas, Thiaguinho, Gian e Caio. Líder do grupo A com seis pontos e 18 gols de saldo, o Brasil encaminhou a classificação à semifinal do Grand Prix. Nesta sexta, a seleção enfrenta o Paraguai pela última rodada às 21h, com transmissão ao vivo do SporTV. Na outra partida da chave, a Guatemala pega a Zâmbia às 19h45. Os paraguaios e os guatemaltecos somam três pontos cada e seguem com chances de classificação.
Seleção brasileira goleou a Guatemala por 9 a 0 pelo Grand Prix (Foto: Ricardo Artifon / CBFS)
– Estou muito feliz por ter marcado o meu primeiro gol pela seleção. A cada partida que faço me sinto mais confiante, pois tenho entrado jogando. Nos preparamos muito para essa partida e hoje conseguimos um resultado elástico sem levar nenhum gol. Estamos evoluindo a cada jogo e esperamos estar melhores ainda na semifinal e final para ganhar esse campeonato – afirmou o goleiro Gian “Wolverine”, que contabiliza cerca de 60 gols marcados na carreira.
O JOGO
O Brasil começou a partida pressionando a Guatemala. Com menos de um minuto jogado, a seleção canarinho já havia finalizado quatro vezes contra o gol de Sanchez. Aos dois, a Guatemala atacou com perigo pela primeira vez. Em contra-golpe puxado por Aguilar, Miguel Santizo foi lançado, mas chegou atrasado para a finalização. Um minuto depois, o Brasil tirou o primeiro zero do placar. O autor do gol foi o ala Xuxa, em conclusão de média distância. O segundo gol não demorou a sair. Logo após a saída de bola, Dimas aproveitou que o rival atuava com goleiro-linha e chutou de longe para fazer 2 a 0.
Com um incômodo muscular, Falcão atuou por apenas alguns minutos nesta quinta-feira (Foto: Ricardo Artifon / CBFS)
Aos cinco, Falcão entrou em quadra pela primeira vez. Assim como na partida contra Zâmbia, o craque foi muito ovacionado pela torcida uberabense. Da quadra de jogo, o camisa 12 viu Diego marcar o terceiro gol brasileiro aos seis. O Brasil continuou pressionando, mesmo com o placar favorável. Aos nove, Betão carimbou o poste esquerdo de Sanchez, que contou com a sorte para não levar o quarto. Dois minutos depois, porém, não teve jeito, pois Betão arriscou de longe e marcou o seu, já com Falcão de volta ao banco. Com 4 a 0 a seu favor, o Brasil passou a tocar mais a bola e a rede só foi voltar a balançar no minuto derradeiro do primeiro tempo. O autor do gol foi Thiaguinho, que fechou o placar da etapa com um belo chute de média distância.
O Brasil manteve a mesma postura do fim do primeiro tempo no início da etapa complementar. Tocando muito a bola, a seleção assustou aos dois minutos, em finalização de Rodrigo. Aos cinco, o técnico Tomas Lopez resolveu arriscar novamente o goleiro-linha e acabou levando o sexto gol, com Betão, que balançou a rede pela segunda vez na partida. Aos seis, Thiaguinho deu um chapéu em Ruiz e concluiu por cima da meta, quase marcando um golaço.Um minuto depois, Diego tabelou com Dian e fuzilou a meta de Merida – que entrara no lugar do titular Sanchez – para fazer 7 a 0. A Guatemala mal teve tempo de respirar, pois, logo após a saída, o goleiro Gian – substituto de Tiago – arriscou da intermediária e marcou o oitavo.
Aos gritos de “Falcão cadê você eu vim aqui só para te ver”, a seleção continuou controlando a partida nos minutos finais. Por conta do placar favorável, o técnico Serginho Schiochet aproveitou os minutos finais para fazer vários testes na equipe. Um deles foi atuar com Xuxa como goleiro-linha. Mesmo com muitas modificações, o Brasil ainda conseguiu balançar a rede mais uma vez, com Caio, que fechou a conta em 9 a 0 no minuto derradeiro.
Xuxa foi autor de um dos gols da vitória do Brasil sobre a Guatemala (Foto: Ricardo Artifon / CBFS)
ESCALAÇÕES
Brasil: Tiago, Rodrigo, Betão, Xuxa e Dimas. Entraram: Thiaguinho, Bruno Souza, Diego, Dian, Leco, Caio, Falcão e Gian. Técnico: Serginho Schiochet,
Guatemala: Sanchez, Edgar Santizo, Bianchi, Miguel Santizo e Aguilar. Entraram: Ruiz, Gonzalez, Ucles, Dean, Toc, Sandoval, Merida, Roberto e Bryan. Técnico: Tomas Lopez.
OUTRAS PARTIDAS
Paraguai 6 x 2 Zâmbia
Colômbia 6 x 2 Uruguai
Irã 7 x 0 Angola
Notícia: GloboEporte.com / Flávio Dilascio e Felipe Santos – Uberaba, MG