
Fotojump
A estreia da Seleção Brasileira Universitária masculina no Campeonato Mundial Universitário de Futsal foi de goleada contra o time de Israel. No total, 10 gols contra 0 da equipe adversária. O jogo foi realizado na noite desta segunda-feira (4), no Ginásio Valério Luiz (Goiânia Arena), em Goiânia, e integra a programação do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, realizado até o próximo dia 10 de julho, nas cidades de Goiânia e Anápolis. O próximo jogo da Seleção masculina será na próxima quarta-feira (6), contra o Cazaquistão, no Ginásio Internacional de Anápolis. A partida está marcada para às 18 horas e a entrada é gratuita.
O primeiro gol, de Ítalo Rosseto, abriu o placar em menos de 2 minutos e Israel conseguiu dominar a bola, ainda que por pouco tempo. Minutos depois, Caio Garcia, o camisa 11, fez o segundo gol. E o terceiro veio depressa, pelo capitão do time, Thiago Bissoni, que fez espetáculo com gol de cabeça. A partir daí, o time brasileiro não parou mais. Deixou a defesa vazia, partiu para o ataque e garantiu o 4º gol, de Lucas Rozenski, o camisa 6.
Depois de quatro gols e menos de um minuto para o final do jogo, foi hora de Israel pedir tempo, mas já era tarde para recuperar, o jeito era entrar com força no segundo tempo e tentar diminuir a diferença. Israel voltou com mais garra, tentou recuperar e, num deslize, deixou o gol vazio. Na oportunidade perfeita, o camisa 9, Jhonny, aumentou o placar brasileiro.
E foi depois do 6º gol, do camisa 5, Venâncio Baldasso, que Israel se reuniu na defesa e não mais conseguia partir para o ataque na quadra. O capitão Thiago Bissoni tentou um gol de bicicleta e emocionou a torcida, mas apesar dos aplausos, não conseguiu acertar a rede. Israel melhorou a marcação no meio de quadra e o time avançou para o ataque com tentativas reais de gol. Entre os destaques, o camisa 10 israelense, Tamir Shkolnik.
O time Israelense teve ainda uma chance extra: pela terceira vez a bola foi recuada para o goleiro brasileiro e o árbitro marcou a falta, mas ainda assim, o gol de Israel não veio.
“Jogar em casa é muita pressão, mas é bom e nos motiva. O empenho de todos foi muito bom, mas sabemos que ainda temo muito a melhorar. A competição será difícil e nosso objetivo é garantir o título. Esse é o nosso pensamento de equipe!”, afirmou o capitão do time brasileiro, Thiago Bissoni.
Próximo jogo
O próximo jogo da Seleção Brasileira masculina será na quarta-feira (6), contra o Cazaquistão, no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. A partida está marcada para às 18 horas. A entrada é gratuita.
Programação e transmissão
Para ter acesso à programação, é só acessar www.wucfutsal2016.com ou baixar o aplicativo WUC Futsal, formatado nos idiomas português e inglês, gratuito e disponível nas plataformas Android e IOS. A transmissão ao vivo de todos os jogos está sendo realizada por meio da Fan Page do Mundial no Facebook: www.facebook.com/wuc.futsal, e também através do site oficial (www.wucfutsal2016.com).
Início com grande espetáculo artístico
Um belo espetáculo que arrancou aplausos e exibiu peculiaridades de Goiás e do Brasil marcou a abertura do 15° Campeonato Mundial Universitário de Futsal na tarde de sábado (2), no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. No total, 22 delegações de 16 países participam, até o dia 10 de julho, do torneio que também contará com jogos em Goiânia. A entrada é gratuita.
Cada delegação desfilou com a bandeira de seu respectivo país, mostrando a diversidade cultural reunida em Goiás. A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira resumiu o evento como uma “oportunidade de exportar o jeito entusiasmado do goiano, um povo que tem orgulho do seu Estado”.
Com elementos que remetem à origem da humanidade e também do futsal, a apresentação cultural assinada pelo coreógrafo da Quasar Cia de Dança, Henrique Rodovalho, ainda conseguiu mostrar ao público as essências goianas. Bailarinos misturaram Procissão do Fogaréu, Cavalhadas e até catira ao som de “Balada Goiana”, canção muito conhecida na voz de Marcelo Barra, interpretada por Maria Clara. Com samba nos pés descalços, a jovem de 16 anos ainda cantou “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.
Além de falar sobre o Brasil, a apresentação também simulou gols de cada país participante do Mundial e empolgou os atletas na arquibancada. O espetáculo contou com a participação de 130 alunos na rede pública estadual e 40 bailarinos profissionais, inclusive da Giro Oito Cia de Dança e da própria Quasar. Quem veio de longe para prestigiar o evento se encantou com o que viu. “Fiquei impressionada com a qualidade da apresentação. Achei muito rica essa ideia de colocar a marca cultural de Goiás, que está recebendo o Mundial, no meio da abertura”, opinou a publicitária Lívia Mota, de Brasília.
A solenidade de abertura contou também com o juramento dos atletas, feito pela estrela da seleção brasileira feminina, Amandinha. “Em nome de todos os estudantes eu prometo que participaremos dessa competição respeitando as regras que a regem com verdadeiro espírito de amizade, fair pay. Pela honra de nosso país e universidade, pelo progresso mundial do esporte universitário”, disse a recém-eleita melhor jogadora do mundo, pelo segundo ano consecutivo.
Presidente do Comitê Organizador do Mundial em Goiás, Lusimar Santos falou sobre a alegria em sediar um evento desse porte. “Quero desejar a todos uma ótima estadia e participação”, disse às delegações. Representante da comissão internacional de arbitragem da Fifa e assessor da Fisu, Fernando Parente fez o juramento representando todo o quadro de arbitragem.
Ao declarar abertos os jogos, Raquel Teixeira reforçou o desejo de boas vindas e agradeceu a todos os envolvidos na organização. “Levem de Goiás a lembrança de um Estado acolhedor, que tem orgulho de sediar esse evento”, disse.
Notícia: Assessoria de Imprensa CBDU