Luiz Medeiros
Uruguaianense (de branco) e Passo Fundo (de laranja) em duelo na Arena Clube Comercial, em Passo Fundo

Intensidade do jogo e paixão das arquibancadas se misturam em uma mesma atmosfera. O rolar da bola nas quadras gaúchas representa mais do que a disputa de um campeonato. Modalidade esportiva quase centenária, o futsal é um fenômeno que mobiliza milhares de pessoas, não só atletas, comissões técnicas e dirigentes, mas famílias que se encontram semanalmente para apoiar os representantes do município. Dos oito aos 80, o futsal cria raízes no coração dos gaúchos, que, desde cedo, aprendem a jogar, torcer e criar memórias sobre os embates que lotam ginásios por todo o interior do Estado.

Conforme levantamento, em 2023, o Rio Grande do Sul soma mais de 400 times em atividade, entre equipes adultas e de categorias de base, vinculadas às duas entidades que gerem as principais competições, a Liga Gaúcha e a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). Os clubes estão espalhados por, aproximadamente, 120 cidades. Isso significa que cerca de um terço dos municípios tem algum time para entrar em quadra.

Diante da abrangência do esporte no Rio Grande do Sul, o Grupo RBS intensificou a cobertura do futsal neste ano. Há mais conteúdos veiculados em GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha, e nas redes sociais, com repercussão, também, na RBS TV.

Na próxima segunda-feira (13), os fãs do futsal ganham uma novidade. Estará disponível no site e no aplicativo de GZH o primeiro episódio da websérie A Paixão Gaúcha pelo Futsal, que mostra os bastidores de uma partida do Gauchão de Futsal.

Ao longo de seis capítulos, postados a cada dois dias (veja as datas abaixo), o público poderá viver a atmosfera desse esporte que lota ginásios no interior afora. O confronto escolhido para a produção foi Passo Fundo e Uruguaianense, pela última rodada da fase classificatória.

As duas equipes encerraram a primeira fase do Gauchão entre as quatro melhores campanhas. Quando se encontraram em Passo Fundo, a Uruguaianense brigava pela liderança da competição. Na data — 23 de setembro—, ainda não estavam definidos todos os cruzamentos das oitavas de final — que reuniu, depois, o primeiro contra o décimo sexto colocado, o segundo com o décimo quinto, e assim por diante.

No episódio inicial, chamado A véspera, a websérie registra a rotina das delegações um dia antes do confronto, o ambiente da concentração, o treinamento e a expectativa para o compromisso decisivo. Nos seis capítulos, os espectador vivencia do pré ao pós jogo, com detalhes do duelo em quadra, dos vestiários, das torcidas, da mobilização da comunidade e os depoimentos dos protagonistas da história.

— O futsal é muito mais paixão do que grana. Quem vive o futsal é a comunidade da cidade. Tem mais esse elo, essa união da cidade e o time mesmo. Não é que nem o futebol de campo que é eles lá e a cidade aqui — comenta o fixo Cabreúva, do Passo Fundo, experiente atleta com passagem pela seleção brasileira.

Os episódios permanecerão disponibilizados no Youtube de GZH, como um documento histórico sobre a importância do futsal para os gaúchos. Com a produção, os espectadores descobrem  mais sobre a paixão por esse esporte, que vai além de cifras e dos títulos, e que está envolvida por um laço de afeto entre a população e o time.

— A gente sabe da responsabilidade que tem. A comunidade abraça mesmo. Eles são apaixonados pelo futsal — afirma Kleiton, o Japa, ala da Uruguaianense.

Transmissões

Desde a fase de oitavas de final, o Grupo RBS transmite todas as partidas do Gauchão de Futsal 2023, ao vivo e com imagens pelo Youtube de GZH — foram 22 transmissões até agora. A cobertura conta com narração, comentários e reportagem direto de quadra.

Fique ligado

Datas de publicação dos episódios da websérie A Paixão Gaúcha pelo Futsal

A véspera — Segunda-feira (13)

A preparação  — Quarta-feira (15)

O visitante — Sexta-feira (17)

A resenha pré-jogo — 20 de novembro

A bola rola — 22 de novembro

O dever cumprido — 24 de novembro