FPF

Treinador português receberá homenagem. Foto: FPF

O Selecionador Nacional de futsal, bicampeão europeu e campeão mundial, Jorge Braz, irá conquistar o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A decisão para a atribuição deste prestigiante título honorífico da academia foi tomada na reunião do conselho académico.

“É uma decisão, mais do que justa, merecida. Os resultados épicos do Jorge Braz, a sua capacidade de trabalho e o seu espírito de equipa justificam plenamente este reconhecimento. Na UTAD, nunca esquecemos os nossos melhores e o contributo daqueles que, por cá, deixaram a sua marca”, afirma o reitor Emídio Gomes.

A ligação de Jorge Braz ao desporto universitário é bem conhecida. Como estudante-atleta foi goleiro de futebol e, mais tarde, passou a técnico. Entre 2001 e 2003, esteve no comando da equipa da Associação Académica da UTAD, vencendo pela primeira vez o Campeonato Nacional Universitário de futsal masculino em 2001/02. Fora das linhas da quadra, Jorge Braz conheceu as salas de aula do Departamento de Desporto, onde lecionou a disciplina da sua modalidade de eleição.

“Enquanto docente da UTAD e treinador da equipa de futsal da AAUTAD, Jorge Braz conseguiu revolucionar a modalidade na região de Trás-os-Montes e, depois, elevar o futsal nacional a um patamar de excelência. É essa a lição que deve ser retirada: estudar na UTAD é aprender com os melhores e partir à conquista”, sublinha o Reitor da UTAD.

A atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Jorge Braz leva o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a agradecer a distinção da UTAD que honra “o Selecionador Nacional, o seu caráter pessoal, a sua ética de trabalho e o seu percurso desportivo, mas também o futsal e todo o desporto nacionais”.

“Estou certo, pelo orgulho e apego que tem às suas raízes, que esta homenagem da Universidade, ao homem e ao profissional, será acolhida com grande emoção e gratidão. Como escreveu Miguel Torga, sobre a generosidade transmontana, ‘o que é preciso agora é merecer a magnificência da dádiva´. E se o Jorge Braz já conquistou a honra académica, sabemos que tudo fará para continuar a prestigiar a Academia”, conclui o presidente da FPF, Fernando Gomes.

JORGE BRAZ

Jorge Gomes Braz é o nome do homem que fez história no desporto português, tendo guiado a Seleção Nacional de Futsal até ao topo. Sagrou-se bicampeão europeu, um título somado ao de campeão mundial da modalidade. Foi distinguido como melhor selecionador do mundo por quatro vezes pelo ‘Futsal Planet’ e nunca esqueceu as suas raízes transmontanas.

Nascido em Edmonton (Canadá), o Selecionador Nacional de futsal deu os primeiros toques na bola em Sonim, freguesia de Valpaços de onde eram os seus progenitores.

Acabaria por se tornar goleiro do Grupo Desportivo de Chaves, clube onde fez a sua formação e chegou a jogador sénior. Defendeu, ainda, a baliza do Sport Clube de Vila Pouca de Aguiar.

Depois deste contato com o futebol, Jorge Braz percebeu que seria o futsal a conquistar-lhe o coração. Foi na Universidade do Minho que, em 1997, começou o seu percurso como treinador. Seguiu-se a experiência como treinador na AAUTAD, antes de regressar à academia minhota, onde permaneceu até 2004.

Até 2007, esteve na Fundação Jorge Antunes, conseguindo um terceiro lugar no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Seguiram-se os títulos de Campeonato Mundial Universitário Masculino e vice-campeonato Mundial Universitário Feminino.

Jorge Braz assumiu, em 2010, o cargo de selecionador nacional e juntou ao palmarés: dois campeonatos europeus (2018 e 2022) e um campeonato mundial (2021).

Aos 49 anos, Jorge Braz é uma marca na histórica do desporto português e, ainda em 2022, ser-lhe-á atribuído, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o título de Doutor Honoris Causa.