Os nomes

Dondinho e Celeste batizaram seu primeiro filho de Edson em homenagem a Thomas Edison, um dos maiores inventores da história. Sua família o apelidou de ‘Dico’, mas ele recebeu o apelido de ‘Pele’ na escola devido à pronúncia incorreta do goleiro brasileiro Bile. Dondinho era um jogador de futebol de uma divisão inferior. “Até hoje estou muito orgulhoso de que meu pai seja o único jogador que conheço que marcou cinco gols de cabeça em um jogo”, disse Pelé à FIFA.

 Clique AQUI para assistir aos vídeos da FIFA homenageando o Pelé, Rei do Futebol

A promessa

Dondinho e seus amigos, paralisados ​​por um rádio, estavam eufóricos – o Brasil tinha acabado de vencer por 1 a 0 na decisão contra o Uruguai e só precisava de um empate, no Maracanã de 1950, para vencer sua primeira Copa do Mundo. Pelé, de nove anos, saiu de casa para passear com os amigos. “Quando voltei, fiquei pasmo”, lembrou Pelé. “Foi a primeira vez que vi meu pai chorar. antes queria ser piloto, agora estava determinado a se tornar jogador de futebol.

Fifa

A explosão

Waldemar de Brito, o ex-atacante brasileiro, treinava o Bauru, agora extinto peixinho do estado, quando descobriu um garoto prodígio em seus livros. Ele levou Pelé para um julgamento no Santos, proclamando corajosamente que seu protegido se tornaria “o melhor jogador do mundo”. O técnico Lula ouviu isso, riu, mas ao ver Pelé em seu primeiro treino imediatamente lhe deu sua estreia no time principal, que Pelé marcou aos 15 anos em 1956. Nos 18 anos seguintes, o atacante impulsionou o Santos para 25. títulos importantes, incluindo duas Copas Libertadores e Copa Intercontinental cada.

Menino maravilha os primeiros passos de Pelé pelo Santos e pela Seleção

Assista a imagens de um Pelé adolescente impressionando pelo Santos e pelo Brasil e ouça outras pessoas falarem sobre seu talento prodigioso na época.

Tesouro Nacional

Com Inter de Milão, Juventus, Manchester United e Real Madrid tentando contratar Pelé, o governo brasileiro, sob a presidência de Janio Quadros, declarou-o um ‘tesouro nacional oficial’ para proibi-lo de se mudar para o exterior.

127

Pelé marcou extraordinariamente 127 gols pelo Santos em um ano: 1959.

Fifa

A chance nº10

Pelé imortalizou a camisa 10 em todo o mundo – mas apenas por acaso. O Brasil se esqueceu de enviar o número da sua seleção à FIFA para a Suécia 1958, então foi escolhido aleatoriamente. Praticamente tudo não fazia sentido posicional – o goleiro Gilmar e o zagueiro Zózimo foram designados como número 3 e número 9, respectivamente – mas Pelé, que começou como reserva, de alguma forma conseguiu o número que tornou o mais famoso do futebol.

Hinein | Filme Oficial da Copa do Mundo FIFA 1958™

Este filme arrebatador mostra os talentos inimitáveis ​​Garrincha e Pelé levando o Brasil ao seu primeiro troféu da Copa do Mundo da FIFA, e imagens exclusivas de como os jogadores se divertiram fora do campo na Suécia.

25

Gols do Brasil foi o que Pelé alcançou em apenas 20 partidas. Nenhum outro jogador na história atingiu o quarto de século de gols internacionais ainda adolescente.

Pelé e Garrincha

Juntos pelo Brasil, Pelé e Garrincha disputaram seis partidas da Copa do Mundo e vários jogos da Copa América, enfrentaram diversas vezes a Argentina e enfrentaram pesos pesados ​​europeus como Inglaterra, França, Portugal, União Soviética, Espanha e Alemanha Ocidental. Eles incrivelmente nunca perderam uma vez.

Fifa

O homem que parou uma guerra

Entre um e dois milhões de pessoas morreram durante a Guerra Civil Nigeriana de 1967 a 1970. Surpreendentemente, um cessar-fogo de 48 horas foi estabelecido entre o governo nigeriano e o estado separatista de Biafra em 1969 para que pudessem ver Pelé e Santos empatarem em 2 a 2 com o Super Águias Nigerianas, com ‘The King’ recebendo aplausos incessantes e aplausos de pé dos torcedores da casa.

Você não pode destronar a realeza!

Apenas dois meses e meio antes do início da Copa do México em 1970, João Saldanha, que planejou a campanha de qualificação perfeita do Brasil, descartou Pelé para um amistoso contra o Chile. Poucas horas depois ele foi demitido. Dirigentes da CBF correram às pressas para um treino do Botafogo, sem avisar, e mandaram Mario Zagallo entrar no carro porque ele era o novo técnico da Seleção . Exigindo a confiança que seu ex-companheiro de equipe depositava nele, Pelé convenceu Zagallo e o médico da equipe, Lidio Toledo, a levar Tostão, que havia sofrido uma lesão ocular que ameaçava sua carreira, para o torneio.

O mundo a seus pés | Filme Oficial da Copa do Mundo FIFA 1970™

Desfrute de uma lendária Copa do Mundo da FIFA™ e da icônica seleção brasileira de Pelé, Jairzinho e Tostão através dos olhos de um jovem animado e determinado a entrar em ação.

Recordes da Copa do Mundo

Pelé é o mais jovem artilheiro, o mais jovem artilheiro de três gols, o mais jovem finalista e o mais jovem artilheiro da história da Copa do Mundo.

Gunnar Gren, que competiu contra o Brasil na decisão de 1958, fez sua estreia na Suécia antes de Pelé nascer. Nunca existiu tanta diferença de idade – 20 anos – entre adversários em uma final de Copa do Mundo.

Pelé se tornou o segundo homem a marcar em quatro Copas do Mundo em 1970. Ele foi superado por apenas três minutos por Uwe Seeler, da Alemanha Ocidental.

Vava, Pelé, Paul Breitner, Zinedine Zidane e Kylian Mbappe são os únicos jogadores que marcaram em duas finais de Copa do Mundo.

Pelé registrou seis assistências no México 1970 – um recorde para uma Copa do Mundo. Quatro jogadores conseguiram cinco: Robert Gadocha na Alemanha em 1974, Pierre Littbarski na Espanha em 1982, Diego Maradona no México em 1986 e Thomas Hassler nos EUA em 1994. Pelé também registrou três assistências inéditas em decisões: uma contra a Suécia em 1958 e duas contra a Itália em ‘ 70.

Pelé Lendário

De melhor jogador de futebol do mundo a lenda: nada muito difícil para Pelé no México 1970.

O Batista

‘The Beautiful Game’, apelido universalmente usado para o futebol, foi cunhado por Pelé. Ele também batizou o campeão brasileiro do México em 1970 como ‘The Beautiful Team’, o que também pegou.

O time mais bonito do futebol

Pelé, Gerson, Jairzinho, Carlos Alberto, Rivelinho e muitos mais… A seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, era outra coisa.

O Rei de Nova York

O futebol mal existia em Nova York no início dos anos 1970. Celebridades sim. Um quem é quem dos maiores do mundo. Mas quando o New York Cosmos tirou Pelé da aposentadoria de forma sensacional em 1975, a popularidade do futebol explodiu, o Cosmos se tornou o clube mais glamoroso do planeta e ‘The King’ tornou-se o VIP dos VIPs em Nova York. “Absolutamente todo mundo queria apertar sua mão, tirar uma foto com ele”, disse Mick Jagger sobre a presença de Pelé no Studio 54. “Dizer que você festejou com Pelé foi a maior medalha de honra que existe.” A presença de Pelé atraiu multidões alucinantes aos jogos, seduziu Muhammad Ali, Peter Frampton, Jagger, Elton John, Diane Keaton, Henry Kissinger, Robert Redford, Rod Stewart e Barbra Streisand a serem fãs do Cosmos, persuadiu Franz Beckenbauer, Carlos Alberto e Giorgio Chinaglia. para a ‘Big Apple’ e inspirou o clube para o Soccer Bowl em seu canto do cisne.

Fifa

Televisão

Pelé teve um papel principal no filme de sucesso de 1981, dirigido por John Huston, que também estrelou Sylvester Stallone, Michael Caine, Max von Sydow e Bobby Moore, sobre prisioneiros de guerra aliados jogando uma partida de futebol de exibição contra os alemães.

O resto

Pelé apareceu em diversas novelas, séries de TV e filmes brasileiros, no filme norte-americano e no mockumentary britânico Mike Bassett: England Manager .

Os Simpsons

“Ei, pai, por que você nunca nos levou para ver um jogo de futebol”, Bart pergunta a Homer durante o episódio The Cartridge Family em 1997. A próxima cena mostra os Simpsons no Springfield Stadium para assistir Pelé iniciar um jogo entre Portugal e México. Pessoas como David Beckham, Ronaldo, Cristiano Ronaldo e Neymar já apareceram nos Simpsons.

6

Pelé marcou seis gols em apenas duas partidas contra a França, marcando um hat-trick na vitória por 5 a 2 nas semifinais da Suécia em 1958 e outro triplo na vitória por 3 a 2 em um amistoso em Paris em 1963. Os adversários que ele marcou mais vezes pelo Brasil contra o Paraguai (dez gols em nove jogos), seguido pela Argentina (oito em nove).

Música

Quatro dias antes de completar 80 anos, Pelé lançou Acredita No Véio , faixa gravada com os vencedores do Grammy 2019, Rodrigo e Gabriela. Pelé amou música durante toda a vida e compôs centenas de faixas desde o início dos anos 1960. Ele ficou famoso por carregar um gravador de voz com ele para todos os lugares porque “uma música pode entrar na sua cabeça a qualquer momento – mesmo em uma Copa do Mundo”.

Fifa

Celebridades e homenagens

Em 1970, Pelé foi eleito a pessoa mais famosa do planeta, acima de John Lennon, Papa Paulo VI, Paul McCartney, Muhammad Ali, Paul Newman, Rainha Elizabeth II, Neil Armstrong, Elvis Presley, Clint Eastwood, Elizabeth Taylor, John Wayne e Barbra. Streisand.

Alguns anos mais tarde, a marca Pelé foi considerada a segunda maior do mundo, de acordo com uma pesquisa – surpreendentemente maior que as grandes empresas do petróleo e do gás, os bancos, os fabricantes de automóveis, as companhias aéreas, os titãs das telecomunicações e tudo o que não seja a Coca-Cola .

Pelé, Muhammad Ali e Jackie Robinson foram os únicos esportistas a fazerem a muito divulgada compilação da revista Time de 1999 de As Pessoas Mais Importantes do Século .

Nesse mesmo ano, Pelé foi um dos nove desportistas agraciados pelo Comité Olímpico Internacional com o prémio de “Atleta do Século”, apesar de, surpreendentemente, nunca ter participado nos Jogos Olímpicos. Outros incluíram Carl Lewis, Mark Spitz e Nadia Comaneci, três dos atletas mais triunfantes da história olímpica, Steffi Graf e Michael Jordan.

Pelé foi o ganhador inaugural do prêmio Laureus pelo conjunto de sua obra em 2000.

As citações

“Malcolm Allison: “Como se escreve Pelé?”

Pat Crerand: “Fácil: DEUS”.

Comentaristas de televisão durante o México 1970

“Pele revolucionou o futebol. Pelé parou uma guerra. Pelé países unidos, famílias unidas. Não houve problema de raça, problema de idioma. Nasci em 1970. Em 2002 fui campeão mundial. Eu era capitão. Tive a honra de receber o troféu da Copa do Mundo de ninguém menos que quem? Pelé! Homem! Se eu falar mais alguma coisa, vou chorar. É muito emocionante!”Cafú

Obrigado por TUDO, ‘Rei’. Você nunca saberá o quanto significou para este esporte.