FPF

Treinador de Portugal avalia momento do time. Foto: FPF

A Seleção Nacional de Futsal cumpriu, esta terça-feira, o treino oficial no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé, na véspera de enfrentar a Lituânia  em encontro da 3.ª ronda do Grupo 4 da 1.ª fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2024.

Portugal enfrenta a congénere lituana esta quarta-feira, pelas 20h30. Depois de duas vitórias (frente à Bielorrússia e Lituânia), a formação portuguesa lidera o agrupamento com seis pontos. Lituânia e Bielorrússia, que somam um jogo cada e que se enfrentam por duas vezes em março, têm zero pontos. Portugal, que procura a passagem para a Ronda de Elite, fecha esta etapa de qualificação em março, ao defrontar a Bielorrússia.

Em declarações ao fpf.pt, Jorge Braz fez a antevisão ao jogo com a Lituânia e fez uma comparação relativamente ao último confronto: “Tenho a certeza que o adversário vai querer competir mais e aumentar os níveis de agressividade, disso não tenho dúvidas. Não vão querer que se repita o jogo de Kaunas. Ainda por cima, têm dois jogadores que regressam para este jogo, estiveram castigados no encontro contra nós, o que lhes acrescenta qualidade. Existem aqui alguns indicadores que me levam a crer que a Lituânia nos vai querer dificultar mais a nossa tarefa”, assumiu.

O Selecionador Nacional traçou o perfil dos lituanos: “É uma equipa morfologicamente muito forte. Defensivamente encaram os lances de forma intensa e agressiva. Apostam muito na transição, procura colocar instabilidade no jogo. Cabe-nos evitar que essa instabilidade surja no jogo. Desde o primeiro segundo de jogo, temos de ser Portugal”, disse.

Jorge Braz falou ainda sobre a importância da seriedade e exigência máxima que caracteriza esta equipa portuguesa: “Não há facilitismos nesta equipa, temos de ser Portugal. Temos uma vontade enorme de jogar bem desde o apito inicial e para isso temos de fazer bem as coisas simples e ter eficácia em todos os momentos”, referiu.

Olhando para as contas do grupo, o Selecionador Nacional desvalorizou a vantagem pontual e apontou para quatro vitórias em quatro jogos neste apuramento: “A Bielorrússia fará os outros três jogos na última data, em março. Só aí é que se vão ver as contas do grupo. No entanto, estamos muito focados no nosso trabalho. Agora temos três pontos para conquistar e, depois em março, vamos em busca de fazer os 12 pontos para vencer o grupo. Temos de cumpir com a nossa obrigação que é vencer os quatro jogos”, concluiu.

Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.