Maurício Moreira

Jé, do Pato. Foto: Maurício Moreira

Jé, do Pato Futsal, alega ter sido chamado de “negão” e “macaco” durante jogo contra o Galo Futsal, em Dois Vizinhos. Torcedor é preso em flagrante e liberado após audiência de custódia. Clique AQUI para assistir a matéria completa.

Pelo Instagram, Jé postou uma nota lamentando o caso. “É triste saber que realmente o racismo ainda existe pois sofri racismo hoje no final do jogo em dois vizinhos ,nao iria levar isso adiante mas tenho 3 filhas e nao quero que elas e nenhuma outra pessoa preta passe por isso , é preciso dar um basta nesse tipo de gente racista”, escreveu.

Os clubes também emitiram nota sobre o episódio, assim como a Federação Paranaense de Futsal (FPFS), todos repudiando qualquer tipo de discriminação e rascismo.

O Pato destacou que vem dando todo o suporte para o atleta e que “racistas não são bem-vindos”. Já o Galo Futsal escreveu que tomou as medidas cabíveis e que “um pedido de desculpa não basta”, além de pontuar que “racismo é crime e esperamos por justiça”.

O advogado Eduardo Vargas, da FPFS, informou que a súmula foi encaminhada para o Tribunal de Justiça Desportiva e que o jurídico da Federação está à disposição caso o atleta queira seguir como uma representação contra o agressor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por JÉ (@jefutsal9)

Pato

Lamentavelmente, episódios de racismo foram presenciados no sábado (24), no Ginásio Teodorico Guimarães, em Dois Vizinhos / PR, durante a partida entre Galo Futsal x Pato Futsal, pela primeira fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2022.

O nosso atleta Jeferson Luís Corrêa Carpes, o Jé, que estava na arquibancada, foi vítima de atos racistas. O profissional vem recebendo todo suporte do clube e já registrou o Boletim de Ocorrência.

O Pato lamenta as manifestações de racismo e as repudia com veemência. O time pato-branquense reafirma que é contra todo tipo de discriminação.

Racistas não são bem-vindos!

Dois Vizinhos Futsal

O Dois Vizinhos Futsal repudia qualquer forma de racismo ou preconceito. Temos consciência do ocorrido no término da partida contra o Pato, realizada hoje 24/09. Já foram tomadas todas as medidas cabíveis e o torcedor já foi identificado.

Sabemos que um pedido de desculpa não basta. Tomados de indignação e tristeza nos colocamos à disposição do atleta e do Pato Futsal. Racismo é crime e esperamos por justiça.

Federação Paranaense de Futsal

A Federação Paranaense de Futebol de Salão vem por meio desta REPUDIAR veementemente as ofensas racistas proferidas a um jogador do Pato Futsal, após o término da partida envolvendo o Galo Futsal x Pato, na cidade de Dois Vizinhos/PR, pela Série Ouro no último sábado, 24/09/2022.

O fato, relatado em súmula e que foi objeto de prisão em flagrante do torcedor é inaceitável e não deve ser tolerado em nenhum ambiente de nossa sociedade, muito menos no futsal, poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.

A FPFS reitera seu total repúdio ao racismo e a qualquer maneira com que ele seja expressado. Diante disso, a entidade esclarece que está contribuindo com as autoridades policiais e judiciárias competentes que investigam o caso, devendo encaminhar na data de hoje também os documentos da partida para que Tribunal de Justiça Desportiva possa apurar e julgar os acontecimentos.

Por fim, esclarecemos que a FPFS presta toda sua solidariedade ao atleta Jeferson Luís Correa Carpes “Jé”. Reforçamos nosso compromisso para que atitudes como essa sejam banidas de eventos organizados pela nossa Federação e que o futsal seja sempre um ambiente de inclusão e respeito à dignidade humana.

Jesuel Laureano Souza – Presidente – FPFS