FPF

Seleção encara a Lituânia. Foto: FPF

A Seleção Nacional já trabalha em Loulé onde vai dar continuidade à 1.ª fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2024. A Equipa das Quinas realizou uma dupla sessão de treino no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos.

Portugal enfrenta a Lituânia esta quarta-feira, pelas 20h30, em jogo da 3.ª ronda do Gripo 4. Depois de duas vitórias (frente à Bielorrússia e Lituânia), a formação portuguesa lidera o agrupamento com seis pontos. Lituânia e Bielorrússia, que somam um jogo cada e que se enfrentam por duas vezes em março, têm zero pontos. Portugal, que procura a passagem para a Ronda de Elite, fecha esta etapa de qualificação em março, ao defrontar a Bielorrússia.

Em declarações ao fpf.pt, Tomás Paçó mostra-se muito satisfeito por estar novamente entre os eleitos, depois de ter falhado os dois últimos encontros por lesão: “Sinto-me muito bem. É muito bom voltar a este grupo, é um ambiente fantástico. Ter a oportunidade de voltar a representar Portuga é sempre gratificante”, começou por dizer.

Apesar da vantagem no grupo, o jovem fixo de 22 anos considera que a equipa não dá nada como garantido: “O ADN desta Seleção Nacional é não facilitar seja em que jogo for. Sabemos perfeitamente o nosso objetivo, estamos muito focados em vencer todos os jogos nesta qualificação. Não há facilitismos nesta equipa”, acrescentou.

Relativamente à Lituânia, o internacional português revela conhecimento sobre o adversário: “É uma equipa muito física, competitiva e ambiciosa. Sabe muito bem para onde levar o jogo, têm as ideias muito fixas e claras. Vão ter de regresso os seus dois melhores jogadores, o que lhes vai acrescentar qualidade, certamente. Somos Portugal, vamos dar tudo para continuar a ter sucesso. Temos de nos focar muito na nossa equipa, no nosso trabalho e nas nossas ideias. Um dos pontos chave é fazer bem as coisas simples e sermos eficazes nas nossas ações”, referiu.

A fechar, Pacó assumiu que, mesmo depois de tantas conquistas, o foco e a exigência são os mesmos: “Temos uma equipa técnica que nos exige muito e que nos mantém sempre focados e com os pés bem assentes no chão. Essa é uma das principais razões para termos este sucesso e para estarmos sempre tão competitivos em todas as circunstâncias”, concluiu.

Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff. Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.