FIFA

Destaque da Seleção da Costa Rica é conhecido também pelo carisma. Foto: FIFA

Até alguns meses atrás, Milinton Tijerino costumava passar as manhãs trabalhando em um galpão na Costa Rica, fazendo de tudo um pouco. Porém, ao cair da noite, ele vestiu a camisa do time de futsal do país e foi treinar com um único pensamento: conquistar o sucesso com a Costa Rica.

“As equipes de futsal estão enfrentando dificuldades econômicas aqui”, disse ele ao FIFA.com em entrevista exclusiva. “Existem quatro ou cinco melhores times que podem pagar salários, embora ainda não seja o suficiente para viver. Você tem que ir e fazer outro trabalho para sobreviver.

“Tive a sorte de ter um chefe que era flexível quanto a me dar folgas”, continuou ele. “Tive que conseguir permissão para jogar torneios ou eliminatórias e ele sempre me apoiou. Ele gostava muito de futsal também e não tinha nenhum problema sobre eu faltar ao trabalho. Alguns dos meus companheiros de equipe precisam fazer com que a federação nacional de futebol escreva aos seus empregadores pedindo uma folga ”.

Jogador habilidoso e carismático com o dom de driblar, Tijerino é um dos principais motivos pelos quais os torcedores da Costa Rica sonham com grandes realizações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™.

“Espero que não pareça ruim, mas somos o time mais forte da Zona da Concacaf”, disse Tijerino. “Nós somos os melhores no momento. Muito trabalho duro foi dedicado à conquista desses três títulos [três campeonatos regionais consecutivos] e colocamos a Costa Rica no topo.

“A Associação de Futebol da Costa Rica começou tudo. Eles acabaram de construir uma academia para nós com quadra e tudo, o que significa que agora temos a liberdade de treinar quando quisermos. E, como todos sabemos, quanto mais você pratica, melhores são os resultados. ”

Amor ao longo da vida pelo jogo

Ao contrário de muitos jogadores de futsal, Tijerino sempre soube que era o jogo que queria jogar. “Passei toda a minha infância e adolescência jogando. Tentei 11 de cada vez por um ano, mas não é para mim. Eu amo 11 de cada lado e torço pelo Real Madrid, mas estou acostumado a estar em um campo muito menor, passando muito mais tempo com a bola e me envolvendo muito. Obrigado, mas o futsal é o jogo para mim. ”

A família de Tijerino, e seu pai em particular, sempre lhe deram apoio incondicional, cientes do fato de que o esporte era uma maneira tão boa quanto qualquer outra de mantê-lo longe de problemas e das drogas.

Não demorou muito para que o sucesso surgisse no caminho do jogador. Em 2020, com apenas 23 anos, atraiu o interesse de clubes franceses, trazendo ao seu alcance o sonho de jogar na Europa. “Todo mundo sabe como é difícil jogar na Europa”, explicou Tijerino. “É muito difícil para os jogadores do Tico porque eles não têm passaportes europeus, então eles precisam se destacar ainda mais para conseguir um acordo. ” Conforme ele explicou, no entanto, a pandemia de Covid-19 o trouxe de volta à realidade:

“Cheguei lá [França] e o país parecia ter toda a pandemia sob controle. Joguei em alguns amistosos e então o governo simplesmente encerrou todas as atividades esportivas. Eu tinha muito para dar. Ter que voltar foi uma grande decepção. ”

Uma nova oportunidade

Tijerino superou a decepção e continua fazendo o que mais gosta: jogar futsal. Assim que ajudou a Costa Rica a reservar seu lugar na Lituânia 2021, recebeu um telefonema da Polônia, onde em breve retomará sua carreira europeia.

No momento, porém, Tijerino está totalmente focado em ficar em forma e dar tudo de si no Lituânia 2021, motivo pelo qual ele agora deixou seu emprego no depósito e está se dedicando todo o seu tempo ao futsal. Olhando para a Copa do Mundo, onde a Costa Rica disputará a partida de abertura, ele disse: “Tenho que admitir que queríamos estar no grupo da Lituânia o tempo todo. A Costa Rica também jogou a partida de abertura da Copa do Mundo na Tailândia e meus companheiros de equipe disseram que foi uma experiência incrível. Então é isso que queríamos: a cerimônia de abertura e todo o mundo assistindo ao jogo. ”

O cenário está montado para que a Costa Rica abra novos caminhos na Lituânia. Apesar de suas conquistas na Zona da Concacaf, os centro-americanos ainda não superaram as oitavas de final em uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

Como explicou Tijerino, eles procuram mostrar ao mundo por que são a força dominante em nível regional e que têm o que é preciso para se tornarem globais: “Temos uma boa mistura de novos rostos e jogadores com experiência em Copas do Mundo. Temos fome de sucesso. Queremos jogar bem e ouvir os nossos jogadores experientes. Nós nos vemos como uma família porque nos vemos quase todos os dias. ”

Embora ele esteja em alta agora, ele não se esqueceu de seu povo e dos jovens da Costa Rica. Cada drible que ele dá, cada gol que marca e cada Copa do Mundo que joga é uma mensagem de que a felicidade genuína está no trabalho duro e na consistência, e não nos prazeres efêmeros da dependência de drogas.

“Estou vivendo um sonho agora”, disse ele. “É ótimo que as crianças vejam isso e saibam que pode ser feito, que se você colocar amor, compromisso e dedicação no futsal, poderá ir longe. ”