Diogo Pinto

Portugal entra em quadra nesse fim de semana. Foto: Diogo Pinto

A Seleção Nacional de Futsal de Portugal cumpriu esta quinta-feira o seu último apronto em solo luso antes de viajar para Lodz, na Polónia, onde irá jogar a 6 e a 9 de março os seus próximos jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da República Tcheca.

A Equipe das Quinas concentrou-se no último domingo e efetuou cinco treinos no Pavilhão do Leões de Salvo. A viagem para Lodz está agendada para as 16h00 desta quinta-feira.

Tiago Brito explicou ao fpf.pt que espera dois jogos “extremamente competitivo, acreditando que Portugal estará à altura dos desafios.

“Vão ser dois jogos extremamente competitivos e difíceis, mas temos noção do que fazer e a forma de como nos preparar para podermos conquistar duas vitórias. Neste momento temos de nos focar apenas no primeiro jogo. A República Tcheca é uma equipe extremamente competitiva, muito forte defensivamente, mas certamente estaremos preparados – não só em termos físicos, mas também táticos para podermos vencer.”

O ala que soma 81 convocações espera um adversário semelhante à Polónia que se apresentou nos jogos das primeiras rondas de qualificação, em Mafra e em Lodz.

“A República Tcheca trata-se de um adversário] um pouco parecido no aspeto físico. São duas seleções onde os jogadores são muito fortes fisicamente, mas com alguma dificuldade em termos de agilidade e velocidade. Acho que isso pode ser um ponto que favorece o jogo de Portugal. O ritmo a imprimir no jogo vai ter de ser alto para podermos conseguir libertar espaços na defesa contrária.”

No fundo Tiago Brito quer ver a Equipa das Quinas a desenvolver um futsal semelhante ao que praticou no jogo fora com a Polónia. Considera que o fator casa perdeu um pouco da importância devido à ausência de público. “Neste momento já não é tão importante jogar em casa e fora.”

Ao nível individual, o internacional luso diz estar “bem e feliz”, mas não escondeu alguma preocupação com o momento que o país e o mundo vivem. A finalizar destacou o empenho e o foco de todo o grupo que garante estar confiante.

“Sinto o grupo confiante, à imagem da mensagem que a equipa técnica nos transmitiu. Um grupo consciente e em alerta para podermos estar muito bem nestes jogos, que é esse o grande objetivo. Os treinos têm decorrido de forma exemplar. Está toda a gente focada e é essa linha que queremos continuar a manter para podermos chegar a sábado na nossa máxima força.”