FPF

Seleção portuguesa retoma preparação para as competições. Foto: FPF

A Seleção Nacional de Futsal está de regresso aos trabalhos, concentrando-se esta segunda-feira em Gaia para dar início a mais um estágio de preparação. A Equipe das Quinas realizou o primeiro treino no Multiusos de Gondomar sob a orientação de Jorge Braz, Selecionador Nacional. Portugal, recorde-se, vai disputar dois jogos de preparação diante da Bélgica, agendados para os dias quinta-feira (em Gondomar, 21h30) e sábado (Santo Tirso, 20h00). O jogo em Gondomar marcará a despedida de Ricardinho. A formação comandada por Jorge Braz, que se sagrou bicampeã da Europa em fevereiro passado, começa a preparar a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo.

Em declarações ao fpf.pt, Tiago Brito mostra-se satisfeito com o regresso dos trabalhos da Seleção e revela que as recentes conquistas não são garantia de sucesso no futuro:  “O sentimento de estar cá é sempre de agradecimento e de responsabilidade pela camisola que representamos. É um novo ciclo que se inicia e estamos todos muito motivados. Sabemos que cada vez é mais difícil ter sucesso, mas é essa ambição e dificuldade que nos leva para patamares de excelência e que nos faz estar sempre nos limites para podermos conquistar títulos. Queremos estar sempre no nosso melhor, nenhum jogo é vencido antes de ser jogado. Só estando no máximo das nossas capacidades é que conseguiremos ultrapassar os obstáculos”, começou por dizer.

A formação comandada por Jorge Braz, que se sagrou bicampeã da Europa em fevereiro passado, começa a preparar a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo. O ala de 30 anos deu conta do excelente ambiente que se vive na Equipa das Quinas: “Isto é a família Seleção, é assim como nos chamamos. Temos um espírito fantástico e que tem trazido saborosas vitórias nos últimos anos. Que este espírito continue por muito mais tempo”, acrescentou.

Relativamente aos jogos de preparação com os belgas, Tiago Brito considera que se tratam de jogos importantes: “São dois excelentes testes para o que aí vem. O foco é sempre a preparação para estarmos no nosso melhor nível nos jogos oficiais da próxima época desportiva. É um novo ciclo tem início e estamos todos motivados para enfrentar os novos desafios que se avizinham”, confessou.

Acerca do simbolismo do encontro de quinta-feira, o internacional português realça que a homenagem é muito merecida: “O Ricardinho é o símbolo máximo da nossa modalidade em Portugal e no Mundo. Merece claramente esta despedidade e esta homenagem que será feita. Não só pelo excelente jogador que é, mas também por tudo o que tem feito pela modalidade e pelo nosso país”, finalizou.

Portugal e Bélgica já se defrontaram por 16 vezes, sendo que a Equipa das Quinas venceu em 9 ocasiões, enquanto os belgas triunfaram por 3 vezes e verificaram-se 4 empates.  Todos os convocados estão à disposição de Jorge Braz. Devidamente autorizado, André Coelho (FC Barcelona) apresentou-se na noite desta segunda-feira.

Lista de convocados:

Goleiros: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: André Coelho (FC Barcelona), Gonçalo Sobral (CRC Quinta dos Lombos), João Matos (Sporting CP) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal), Miguel Ângelo (Sporting CP), Miranda (Portimonense), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Ricardinho (ACCS Futsal) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);

Universais: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivô: Hugo Neves (Eléctrico FC)