Alguns o estão chamando de o maior jogo da história do futsal. Uma semifinal que é, de alguma forma, maior do que as oito finais da Copa do Mundo de Futsal da FIFA anteriores. Como? Bem, isso coloca os campeões recordes contra os atuais campeões – um modelo aprimorado do batalhão conquistador da Colômbia em 2016. Ele coloca indiscutivelmente os dois rivais mais ferozes no futsal, no futebol, no esporte juntos por um Super clássico sul-americano. Coloca Rodrigo, Pito, Ferrão e Cia. Contra Cristian Borruto, Alan Brandi, Leandro Cuzzolino e companheiros de equipe. É uma partida que você simplesmente não pode perder. Em seguida, Portugal, capitaneado pelo seis vezes Melhor Jogador do Mundo Ricardinho, enfrentará o Cazaquistão, que nunca apareceu nesta fase da competição, mas tem dois dos melhores jogadores da Lituânia em 2021: Leo Higuita e Douglas Junior.

FIFA

Cazaquistão venceu o Irã e pega Portugal na Semifinal da Copa do Mundo. Foto: FIFA

História versus história recente

O Brasil venceu todos os cinco encontros com a Argentina neste torneio, mas o equilíbrio de forças mudou? Em 2016, a Seleção foi eliminada nas oitavas de final – nunca havia conquistado menos do que o bronze em uma Copa do Mundo de Futsal – com a vitória da Albiceleste . Além disso, no último confronto dos arquirrivais, final da eliminatória para a Lituânia 2021, os argentinos calaram a torcida brasileira com uma vitória gaúcha por 3 a 1.

Fadiga é um fator?

Portugal foi para a prorrogação em ambos os jogos da fase eliminatória aqui, enquanto Bebe, Ricardinho, Bruno Coelho e João Matos – quatro de seus cinco titulares contra a Espanha – têm 38, 36, 34 e 34, respectivamente. Enquanto isso, Douglas Junior, o jogador favorito do Cazaquistão, descansou muito pouco neste torneio, jogando praticamente todo o jogo contra o Irã Irã. A Argentina também teve um esgotamento energético de 50 minutos na última rodada, enquanto o Brasil conseguiu limitar os minutos do capitão Rodrigo e do duas vezes Melhor Jogador do Futebol Mundial.

Mais de 40

Apenas três semifinais da Copa do Mundo de Futsal foram para a prorrogação. O Brasil venceu a Bélgica por 5 a 3 nos pênaltis em 1989, enquanto a Espanha venceu o Brasil por 5 a 4 na cobrança de pênaltis em 2004 e venceu a Itália por 3 a 2 após 50 minutos em 2008.

Marco à vista

Nenhum jogador, surpreendentemente, conquistou o troféu da Copa do Mundo de Futsal da FIFA com mais de quatro anos de diferença. Guitta e Rodrigo, membros-chave da seleção brasileira vencedora da Tailândia em 2012, estabeleceriam um novo recorde se reclamarem a glória no Lituânia 2021. Dez argentinos também podem se tornar campeões mundiais cinco anos depois de fazê-lo na Colômbia.

FIFA

Craques do Brasil com a taça do Mundial. Foto: FIFA

Estatísticas

Os torcedores não precisam se preocupar com as partidas que terão poucos gols nas últimas quatro. As 16 semifinais anteriores tiveram em média quase seis gols por jogo, com a maior pontuação da Itália na vitória por 7 a 4 sobre a Argentina em 2004.

A Argentina se tornará a terceira nação a vencer 30 partidas da Copa do Mundo de Futsal se provar a vitória. Brasil e Espanha estão com 57 e 48 vitórias, respectivamente.

Citações

“Outro clássico está chegando. Cumprimos o que nos propusemos: jogar sete jogos. Agora vamos jogar pela cobiçada vaga na final, contra um time que conhecemos muito e contra nós vamos jogar muito ”, diz Matias Lucuix.

Melhores momentos das partidas das Quartas de Final da Copa do Mundo

Espanha x Portugal

Irã x Cazaquistão 

Rússia x Argentina 

Marrocos x Brasil