Conmebol
Brasil fez bonito no torneio

A primeira edição da CONMEBOL Evolution League Sub-12 Feminino de Futsal, organizada pelo Departamento de Desenvolvimento da CONMEBOL, foi realizada de 6 a 11 de julho, na cidade de Cochabamba – Bolívia, no Centro Esportivo Quillacollo Olímpico. Participaram 10 equipas representando os seus países, num confronto por Zonas (Norte e Sul). Na Fase Final, as partidas são disputadas entre os times com a mesma posição na tabela.

O Club Atlético River Plate, da Argentina, liderou a tabela da Zona Sul e o Club Deportivo Palmira, da Colômbia, foi o primeiro colocado da Zona Norte. Todas as equipes participantes do torneio foram declaradas “Equipes Vencedoras” de cada Zona.

– Reconhecimento dos jogadores –

Reconhecimento da Evolução – Zona Sul: Zoe Suarez, Capitã do Liverpool Clube do Uruguai.

Defesa menos vazada – Zona Sul: Agostina Ábalos Candela do River Plate Clube da Argentina.

Artilheira – Zona Sul: Rebeca Romero Ramos do BNA da Bolívia.

Reconhecimento da Evolução – Zona Norte: Camila Duran, Capitã do Deportivo Lara de Venezuela.

Cerca menos derrotada – Zona Norte: Nicole Montoya do Club Deportivo Palmira.

Artilheira – Zona Norte: Lara Lay Faustino Azevedo da Associação Brasileira Desportiva de Futsal do Distrito Federal.

– Educação e recreação –

A Liga Evolução Feminina Sub-12 da CONMEBOL também contou com espaços educativos e recreativos.

As primeiras palestras foram realizadas virtualmente e presencialmente, de 27 de junho a 5 de julho, para jogadores, membros da comissão técnica e pais, árbitros, equipe médica, delegados, adjuntos, portadores da bola e staff da CONMEBOL, com foco nas regras da jogo e os espaços de aprendizado para crescer que o esporte gera.

Durante as partidas, foi incluído o terceiro tempo, cujo objetivo era refletir e fortalecer os valores e o trabalho da equipe. Um momento em que as meninas puderam entender e canalizar suas emoções após cada partida.

O cartão azul foi incorporado ao torneio para penalizar linguagem imprópria e gestos “considerados brandos” pelos jogadores e treinadores contra árbitros, jogadores, treinadores e público.

Os árbitros do torneio também participaram de um treinamento sobre “Leitura e posicionamento de jogo”, sob o eixo da profissionalização no futebol.

Os “Merendas”, espaços educativos fora da competição, foram momentos formativos em que se desenvolveram temas como autoestima e identidade, crescer no desporto, orientações de convivência para cuidar uns dos outros, desporto para a vida, terminando sempre com reflexões de grupo que contribuem para o desenvolvimento pessoal de cada menina. A CONMEBOL Liga Evolución é uma competição que visa capacitar os jogadores para mostrar e demonstrar todo o talento que o continente tem que é apaixonado por futebol