LNFS

Pany Varela comemora golo do Sporting. Foto: LNFS

Na primeira meia-final da Final Four, o Sporting, atual campeão, defronta o francês ACCS (12h00, Golo). Os parisienses serão o primeiro time francês a disputar uma Final Four e o farão sob a tutela de um técnico espanhol, Sergio Mullor. Recorde-se que a equipa parisiense foi a segunda melhor classificada na Ronda de Elite, precisamente no grupo de Tyumen, e a UEFA decidiu apostar na equipa francesa para completar a lista de equipas que vão lutar pelo título da Liga dos Campeões após a exclusão da seleção russa para a invasão da Ucrânia.

A seleção francesa tem como grande estrela o português Ricardinho, o goleiro brasileiro Careca e os internacionais franceses Mouhoudine, N’gala e Lutin. Eles certificaram recentemente seu retorno à Primeira Divisão (D-1) do futsal francês, depois de serem rebaixados nesta temporada por falta de pagamento e problemas administrativos.

No mercado de inverno sofreu baixas significativas em sua equipe como Mohammed, os marroquinos El Mesrar e Bakkali e os brasileiros Murilo e Rodriguinho. Além disso, o jovem Touré não poderá jogar na semifinal devido a suspensão e é uma perda muito sensível para uma equipe sem muita experiência.

“Esta é uma oportunidade incrível para todos nós. Trabalhámos muito para estar aqui. É um pequeno presente. Existem muitas diferenças entre a preparação para um jogo D2 e ​​um jogo da Liga dos Campeões. Campeões europeus. Temos de acreditar nas nossas oportunidades e no nosso potencial. Temos jogadores que podem estar ao nível do Sporting”, assegurou o treinador do Almeria.

Em frente terá o campeão em que estará também um representante espanhol, Esteban Cejudo. O central do Barcelona deixou o Partido Comunista aproveitando a dispensa da UEFA e assinou pelo Sporting. Nuno Días tem como base o português Campeão do Mundo e bicampeão europeu (Joao Matos, Erick, Zicky Té, Pany Varela ou Tomás Paço) e três dos jogadores mais diferenciais do continente. O goleiro Guitta, o ala destro Merlim e o atacante canhoto Cavinato.

“O Sporting está no topo do mundo há muito tempo e Portugal também. Esta presença de duas equipas é apenas mais uma justificação para olhar o futsal português dessa forma. O Sporting e o futsal português são há muito uma referência mundial , esta é uma competição que acompanhamos a esse nível, não é algo novo”, assegurou Nuno Dias.

O treinador português rejeitou o favoritismo do Sporting e colocou Benfica e Barcelona no mesmo patamar, que se vão defrontar na outra meia-final. ” As equipas que chegam a esta fase estão todas prontas para vencer, talvez o ACCS a um nível inferior, mas Sporting, Benfica e Barcelona têm a mesma responsabilidade e as mesmas hipóteses de vencer.”

“Já os enfrentamos na Ronda Principal e tivemos muitas dificuldades para vencer, num jogo em que vencemos por 4-3 e perdemos duas vezes”, sublinhou. “A pressão que colocamos em nós mesmos, no nosso desempenho e no que fazemos. Acreditamos que o rival, por ser um outsider, jogará mais desinibido e com a motivação extra de jogar contra o campeão europeu, mas o mais importante é o que podemos fazer e a seriedade com que vamos enfrentar a partida”, disse. ele concluiu.