O Sporting CP é, uma vez mais, vencedor da Taça da Liga de Futsal Placard. Os leões venceram o SL Benfica, na final, por 5-2, e levantaram o troféu pela quarta vez na sua história.

Num jogo disputado no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, a final desta prova reunia muita expectativa e os adeptos responderam ao chamamento criando um excelente ambiente nas bancadas, repletas de torcedores dos dois clubes.

A partida começou intensa, com mais oportunidades para o SL Benfica que ia vendo em Guitta um opositor à altura. As águias criaram mais chances, mas a expulsão de Rocha aos sete minutos acabou por deixar a águia mais fragilizada. A jogar com menos um, o Sporting CP aproveitou e Merlim inaugurou o marcador, no minuto seguinte.

As águias passaram, então, a correr atrás do resultado, mas foi o Sporting CP a marcar novamente ainda antes do intervalo. Merlim bisou e dobrou a vantagem leonina segundos antes do recolher aos balneários.

A perder por 2-0, o SL Benfica precisava de marcar rapidamente, o que não se adivinhava tarefa fácil. De tal forma que foi o Sporting CP a marcar novamente, desta feita, por intermédio de Pauleta (27′).

A reação das águias apareceu então aos 29′ e em dose dupla. Bruno Cintra foi o primeiro a reduzir a desvantagem e Chishkala, aos 32′, colocou ainda maior incerteza no vencedor da partida.

Com 3-2 no marcador e o tempo a escassear, o SL Benfica correu riscos e o Sporting CP aproveitou. Pany Varela, aos 35′ atirou fortíssimo para o 4-2 e, já com os encarnados em guarda-redes avançado, bisaria a alguns segundos do final.

Os leões conquistaram, assim, a Taça da Liga de Futsal Placard pela quarta vez, segunda consecutiva e tornam-se a equipa com mais conquistas deste troféu, na história da competição.

Pany Varela, treinador do Sporting CP, em discurso direto:

“Antes de mais, quero dar os parabéns à equipa do SL Benfica, creio que dignificaram, e muito, a nossa vitória. Agradecer ao público fantástico que esteve aqui conosco. Obviamente que quando o Sporting CP entra em campo para disputar um troféu é sempre para o ganhar e felizmente tem-nos corrido bem, o que é fruto do nosso trabalho.

Sabemos que os derbies não são jogos fáceis, são muito mais que um simples jogo em si. “Felizmente tem caído para o nosso lado, fruto do nosso trabalho.”

Nuno Dias, treinador do Sporting CP, em discurso direto:

“O jogo teve partes em que não foi um jogo bonito. Prejudicámos um bocado a qualidade do jogo da forma como, por vezes, a emoção nos leva a fazer coisas e a estarmos mais preocupados com o resultado e não com a exibição, o que é normal num dérbi. Por vezes jogamos muito com o coração e com as emoções, de forma menos racional e, por isso, não foi um jogo bonito, principalmente nos primeiros 10 minutos. Foi muito intenso e quanto a isso não há nada a apontar aos jogadores, porque eles querem ganhar todos os lances, bolas divididas, com entrega total.

Na segunda parte o jogo melhorou, as equipas quiseram mais jogar. O SL Benfica é uma excelente equipa e obrigou-nos a jogar em zonas onde não gostamos e, em muitos momentos do jogo obrigou-nos a defender quase dentro dos dez metros e tivemos muitas dificuldades em nos libertarmo-nos, mas foi nessas alturas que conseguimos marcar os golos em contra-ataque.

“No geral, agradeço o facto de liderar uma equipa maravilhosa de homens, naquilo que é o seu espírito e a sua competitividade, mentalidade ganhadora e sinto-me um treinador orgulhoso por mais este triunfo.”

Rafael Henmi, jogador do SL Benfica, em discurso direto:

“Em primeiro lugar, agradecer aos adeptos que compareceram aqui em Loulé e que nos apoiaram do início ao fim. Demos o nosso máximo e fizemos o possível.”

Pulpis, treinador do SL Benfica, em discurso direto:

“Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Com várias adversidades, nunca baixámos os braços, fomos pressionando, fizemos o 3-2, tivemos várias ocasiões para empatar… mostramos muito caráter e identidade. Este é o caminho a seguir. Se continuarmos assim, vamos conseguir títulos.” O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, já deixou uma mensagem de parabéns aos vencedores:

“Felicito o Sporting Clube de Portugal pela conquista da Taça da Liga de Futsal, após uma emocionante vitória frente ao Benfica, por 5-2.

Num jogo emocionante, disputado e intenso, entre duas das melhores equipas mundiais da modalidade, o Sporting CP acabou por conquistar um dos troféus mais ambicionados do futsal nacional.

Aos jogadores das duas equipes, vencedores e vencidos, envio uma palavra de apreço e felicitação pela forma como defenderam sem tréguas as suas equipas num jogo de altíssimo nível e que constituiu mais uma excelente jornada de propaganda ao futsal.

“Agradecendo a todas as equipas participantes nesta grande prova realizada em Loulé, pela vitória e conquista, pela quarta vez na história, da Taça da Liga de Futsal, envio os meus parabéns a toda a equipa, treinadores, staff e estrutura do Sporting CP.”

Ficha de Jogo

Sporting CP (cinco inicial): Guitta, Tomás Paçó, João Matos – Cap., Cavinato e Merlim.

Suplentes: Bernardo Paçó, Zicky, Cardinal, Erick, Pauleta, Waltinho, Pany, Caio Ruiz e Miguel Ângelo. Treinador: Nuno Dias

SL Benfica (cinco inicial): André Sousa, Nilson, Robinho – Cap., Chishkala  e Jacaré.

Suplentes: Roncaglio, Martim, Silvestre, Rômulo, Afonso, Arthur, Rafael Henmi, Tayebi, Bruno Cintra, Rocha e Carlos Monteiro. Treinador: Pulpis