O Barça conseguiu de novo. A equipa catalã fechou a época 2022/2023 da melhor forma possível, conquistando o título da Liga. Esta é a sétima vez que consegue conquistar o troféu da categoria máxima do futsal nacional e só tem pela frente o Inter FS, que soma catorze campeonatos nacionais. Os culés têm feito uma espetacular pós-temporada, vencendo todos os jogos que disputaram e sendo superiores a cada um dos rivais que mediram. Conseguiram revalidar o troféu pelo terceiro ano consecutivo, superando as duplas das temporadas 2005/2006-2006/2007 e 2008/2009-2009/2010.

LNFS
Ferrão, comemorando um gol do Barça com Pito e Catela

A temporada não tem sido fácil para o time catalão, que vem remando ao longo do ano para atingir seu objetivo. De recordar que iniciou o percurso conquistando sete pontos nos primeiros cinco jogos, algo inapropriado para uma equipa como o Barça, que tem adeptos habituados a ser muito superiores, sobretudo nos últimos tempos. As coisas não melhoraram principalmente durante a primeira rodada do campeonato, sendo sexto com vinte e sete pontos em quarenta e cinco possíveis. Para a segunda parte da competição, os comandados de Jesús Velasco pegaram o touro pelos chifres e demonstraram o verdadeiro nível que os blaugranas possuem. Uma sequência de cinco vitórias consecutivas permitiu-lhe situar-se na terceira posição à jornada 20, mostrando que a equipa ainda tinha muito para dizer. Uma série de empates o manteve na quarta colocação, faltando cinco jogos. A reação foi boa e chegaram a ser líderes, mas duas derrotas e um empate nos últimos três jogos do campeonato fizeram com que terminassem na segunda posição com 64 pontos.

O problema dos blaugrana tem estado sobretudo no seu desempenho em casa, onde tem sido a sexta melhor equipa, somando trinta e três pontos em quarenta e cinco possíveis, algo surpreendente nos culés, que costumam fazer do Palau uma fortaleza. No entanto, como visitantes têm sido a melhor equipa do percurso com trinta e um pontos, ninguém tem conseguido somar mais do que eles. No quesito marcador, têm sido a equipa que mais pontuou, empatando com o Palma Futsal, com 120 golos, uma média de quatro por jogo. Deve-se levar em conta também que eles foram sobrecarregados por várias lesões, como a de Ferrao ou Dyego, e especialmente a de Lozano, que machucou gravemente o joelho durante a semifinal da Copa SM El Rey e perdeu tudo. restante da temporada. Destacar especialmente as atuações de Sergio González.

A chegada das eliminatórias significou uma mudança de mentalidade em Can Barça, que trouxe seu melhor futsal, o que o tornou campeão da Supercopa da Espanha e campeão da Copa SM El Rey. Eles não perderam um único jogo, seis em seis para os catalães, que dominaram cada um de seus adversários. Nas quartas de final foi Viña Albali Valdepeñas, que já se enfrentara no ano anterior, vencendo por cinco a dois e três a quatro. Nas semifinais enfrentou o grande rival, o Inter FS, e venceu por 2 a 0 e 2 a 4. Já na grande final, enfrentou o Jaén FS e culminou com o título ao vencer por 3-2, 5-2 e 2-5, este último na Olivo Arena. Merece destaque o desempenho de Pito no Play Off, com seis gols e cinco assistências.

O toque final da temporada para o Barça, que, apesar do revés na UEFA Futsal Champions League, conseguiu somar mais três títulos às suas vitrines e conquistar o seu sétimo troféu da Liga, o terceiro consecutivo.