Por mais equilibrada que seja a competição, nem todos os clubes possuem na sala de troféus, o da LNF. À medida que o campeonato afunila, os jogos ficam mais decisivos, detalhes pesam mais, a tradição se faz presente e, por isso, quem chegou até os Playoffs sabe que a coisa muda de figura. O desafio é grande para todos, e não é diferente para o Joaçaba e o Foz Cataratas. Os dois times, que nunca foram campeões, terão pela frente, nas oitavas, adversários que já experimentaram o sabor dessa conquista: Magnus e Joinville, respectivamente.

O jovem time catarinense fez uma campanha quase no limite para se classificar. Terminou a primeira fase com 28 pontos na 15ª posição. Sendo assim, vai decidir a classificação fora de casa diante da única equipe invicta até aqui.

Mayelle Hall
Vandré da Costa comanda o Joaçaba

“Agora é outra competição, onde sabemos das dificuldades de enfrentar uma das equipes candidatas ao título. Vamos trabalhar muito durante a semana de preparação, acreditar e fazer o nosso melhor dentro dos nossos domínios nos primeiros 40 minutos dessa decisão, para depois sim pensar no segundo jogo em Sorocaba”, analisa o treinador Vandré da Costa. Para o ex-jogador, embora a dificuldade do confronto, é preciso perceber aonde o grupo conseguiu chegar. “O momento é de nos sentirmos privilegiados por estar mais uma vez nesse grupo seleto de grandes equipes. Desfrutamos o momento e a responsabilidade é recíproca, mesmo sabendo que o favorito é o adversário”, completa Vandré.

Uma posição acima na tabela está o Foz Cataratas, que sabe usar bem o fator local. Esse é um dos trunfos dos paranaenses para encarar o Joinville, terceiro lugar e de bela campanha na competição. Para o treinador Vanildo Neto, o time evoluiu durante a competição. “A equipe cresceu muito fisicamente, mas principalmente mentalmente. Passamos por algumas situações na primeira fase que fortaleceu o time, deu resiliência. E estamos confiantes que nos Playoffs vamos fazer um grande confronto com o Joinville”, garante Vanildo, que relativiza o fato de o adversário já ter ganho a LNF, ao contrário do Foz Cataratas. “O histórico é importante, equipes que conquistaram a LNF, o fizeram por investimento e trabalho. Mas o Foz tem uma estrutura muito boa e temos uma camisa muito forte. Nossa torcida faz a diferença também. Tenho certeza que o Caldeirão Azul vai estar lotado no dia 13 porque sair com resultado positivo no primeiro jogo é fundamental”, conclui.

Diogo Justus
Vanildo Neto comanda o Foz Cataratas

Os Playoffs para essas equipes começam no dia 13 com Foz Cataratas e Joinville, às 21h30, e depois, dia 21, o Joinville tem o mando de quadra em jogo das 12h45min. O outro duelo inicia no dia 16, a partir das 18h, com Joaçaba e Magnus. A volta acontece na semana seguinte, dia 24, às 18h30. Todos os quatro jogos terão cobertura ao vivo do sportv.