O ano de 2023 ficará marcado na história do São Lourenço. Foi a primeira vez na história que o clube participou da maior competição de futsal do mundo: a Liga Nacional de Futsal. A equipe terminou a competição na 23ª colocação, mas, no entanto, teve a quinta melhor defesa durante a temporada.
Foram 23 jogos disputados durante a LNF, e segundo os dados divulgados pela própria organização da competição, o time de São Lourenço do Oeste sofreu 56 gols, nove a menos que o primeiro colocado, e finalista, o também catarinense Joinville.

Samara Graciolli
São Lourenço fez campanha dentro das expectativas na LNF

Estatisticamente trata-se de uma média de 2,4 gols por jogo. Para o preparador de goleiros do São Lourenço, Joel Garcias, este é resultado de um trabalho intenso realizado durante o ano. “Sentimento de muito orgulho do trabalho realizado pelo Departamento de Goleiros do Futsal SLO, sem dúvida os méritos são de toda equipe e comissão técnica. Mas acredito que nosso goleiro tem papel fundamental nessa conquista, Serjão, Rissi e Suíta, pois foram eles que acreditam diariamente na minha metodologia, na programação dos treinos e sem dúvida na confiança do meu trabalho.

Há anos que o nosso departamento de goleiros vem conquistando prêmios de melhor defesa, melhor defesa da série ouro 2020, melhor defesa Copa SC e agora o primeiro ano de liga, quinta melhor defesa da LNF. Mostra que estamos no caminho certo de nossos planejamentos, e vamos continuar sempre evoluindo”.

O goleiro Serjão, capitão da equipe, cita que não se trata apenas da atuação dos goleiros, mas sim, do conjunto. “Primeiramente é muito gratificante estar fazendo parte do projeto, eu que estou aqui a algum tempo vi e vivi muita coisa, e ver o projeto chegar aonde sempre sonhou que era jogar a LNF e fazer parte dessa história é realmente muito gratificante. Lá dentro a gente tenta ajudar da melhor maneira possível, sabemos que em resultados não foi o esperado, mas ser a quinta melhor defesa da LNF, mostra que o trabalho está sendo muito bem feito, e isso passa muito pelo dia a dia, por cada treino e por cada lapidação. E isso nos deixa mais confiantes e ansiosos para que possamos fazer melhor em 2024”.


O projeto do São Lourenço com relação aos goleiros é seguir na mesma linha, tanto que os três atletas seguirão na equipe para a próxima temporada: Serjão, Lucas Suíta e Lucas Rissi. O preparador Joel também segue no time. “Tivemos um ano de muito aprendizado em 2023, e a próxima temporada com certeza será de ainda mais realizações”.