Assessoria Cascavel

Cassiano Klein orienta time do Cascavel. Foto: Assessoria Cascavel

O Cascavel estreia na Copa Libertadores de Futsal em uma participação inédita clube. E diz o ditado que a primeira vez a gente nunca esquece. No elenco do Cascavel essa máxima, talvez, só não vale para cinco jogadores que já sentiram a emoção de disputa a competição continental: Kevin, Lucas Selbach, Zequinha, Gabriel Gurgel e Jhow. A palavra “talvez” foi usada nesse texto porque mesmo já tendo disputado o torneio, os cinco podem fazer ajuda a transformar esse momento ainda mais inesquecível. Gabriel Gurgel e Lucas Selbach, que se recupera de uma lesão no joelho, foram campeões em 2019 com o Carlos Barbosa.

Para isso é preciso saber bem quem serão os adversários da Serpente na Libertadores de Futsal, que chega a 19ª edição em 2022, desde que passou a ser organizada pela Conmebol em 2022. O Brasil sempre entra como favorito ao título, afinal de contas em 18 edições não foi campeão em apenas duas oportunidades. Carlos Babosa (7x), Jaraguá (6x), Intelli (1x), Atlântico (1x) e Sorocaba (1x) são os brasileiros campeões da Libertadores de Futsal. Internacional (1x) e Banespa (1x) também já foram campões, antes de o campeonato ser organizado pela Conmebol. Em 2012 e 2019 o evento não foi realizado.

BOCA JUNIORS – A gente começa pelo adversário de estreia do time comandado por Cassiano Klein, o Boca Juniors. O futsal da Argentina vive em constante evolução e o Boca segue a mesma tendência. Além disso o time argentino tem ao seu lado a torcida. Entrou para a Libertadores como sendo o clube da cidade sede do evento. Mas, também tem suas qualidades dentro de quadra. O Boca é atual campeão da Copa de Ouro da Argentina. Na decisão o Boca Juniors venceu o San Lorenzo por 2 a 1, que ficou com o título da última edição da Libertadores. A última vez que disputou a Libertadores de Futsal foi em 2017, no Brasil. O Boca se classificou em segundo na chave que tinha Carlos Barbosa-BRA, Colo-Colo-CHI e CRE-BOL. Essa será a quinta participação dos Xeneizes na competição depois de marcarem presença em 2017, 2014, 2010 e 2011. Entre os principais títulos do futsal argentino nos últimos anos estão também o Torneio de Transición em 2020 e a Supercopa da Argentina em 2019

PEÑAROL – No futebol o Peñarol já foi cinco vezes campeão da Libertadores da América. No futsal ainda não teve a honra de levantar o troféu de campeão, mas vai para sua quarta participação buscar esse troféu para a galeria vitoriosa do clube uruguaio. E dos times que fazem parte do grupo do Cascavel foi o único que esteve presente na edição passada, que foi realizada no Uruguai. O atual campeão uruguaio de futsal disputou o torneio em 2021 e só se classificou pelo índice técnico, ou seja, como segundo melhor terceiro colocado. Estava na chave do Corinthians-BRA, Delta Te Quiero-VEM e Proyecto Latín-BOL. Terminou na 4ª posição geral, ao perder a decisão do 3º lugar para o Alianza Platanera-COL. Nas quartas de final foi derrotado pelo Carlos Barbosa por 4 a 1. Até aqui o Peñarol participou da Libertadores nos seguintes anos: 2021, 2015 e 2014. Não é considerado um time favorito, mas com um jogo de muita força física quer surpreender os rivais.

PANTA WALON – O Panta Walon, do Peru, é o time mais modesto do grupo do Cascavel Futsal. Para chegar à Libertadores, o time disputou um quadrangular no ano passado e foi campeão. Em 2017 disputou a Libertadores da América no Brasil, em Carlos Barbosa, e foi eliminado na primeira fase com três derrotas, para Caracas-VEN, Cerro Porteño-PAR e Joinville-BRA. Os peruanos acumulam até aqui quatro participações na competição continental: 2019, 2018, 2017 e 2015. Em 2019, ano da última participação do Panta Walon, o time chegou até a semifinal quando foi eliminado pelo Carlos Barbosa por 1 a 0, que naquele ano foi o grande campeão. O grande triunfo dos peruanos naquela edição foi uma vitória sobre o San Lorenzo por 4 a 2 nas quartas de final.

Sistema de disputa

A fórmula de disputa da Copa Libertadores de Futsal é simples. Na fase de grupos os times se enfrentam, em partidas únicas, e os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados da 1ª fase também se classificam. Os jogos de mata-mata também serão em partidas únicas.

Se terminar em primeiro no Grupo B, o Cascavel vai encarar o primeiro melhor terceiro colocado. Caso a classificação seja em segundo na chave, o rival das quartas de final será o segundo do Grupo C: Barracas Central-ARG, Bucaneros-VEN, Deportivo Meta-COL ou San Martín de Porres-BOL.

Pensando na hipótese de avançar de fase como primeiro melhor terceiro colocado, a Cobra vai repetir um confronto da fase de grupos, já que enfrentaria o primeiro colocado do Grupo B, podendo ser Boca Juniors-ARG, Peñarol ou Panta Walon-PER.

Uma outra maneira de avançar seria como segundo melhor terceiro colocado da 1ª fase. Assim o duelo seria conta o primeiro colocado do Grupo A composto por San Lorenzo-ARG, Cerro Porteño-PAR, Universidad de Chile-CHI e Societá Sportiva Bocca-EQU.

Grupos – Fase classificatória

Grupo A – San Lorenzo-ARG, Cerro Porteño-PAR, Societá Sportiva Bocca-EQU e Universidad de Chile-CHI

Grupo B – Cascavel Futsal-BRA, Boca Juniors-ARG, Peñarol-URU e Panta Walon-PER

Grupo C – Barracas Central-ARG, Bucaneros-VEM, San Martín de Porres-BOL e Deportivo Meta-COL