Geralmente quem veste a camisa do time da cidade onde nasceu sente mais do que quem vem de fora. Pode ser o caso de Rudi, experiente ala do Blumenau, que até agora não embalou na LNF. Aos 26 anos de idade, o camisa 8 da equipe tem consciência de quais foram os erros até agora na competição. Com 20 gols desde que chegou ao clube, na temporada de 2018, ele sabe da contribuição que pode dar para melhorar a situação na tabela. Hoje, o Blumenau estaria fora da zona de classificação para a eliminatória, pois além de ter menos pontos, tem mais jogos que seus adversários do grupo B. Confira nosso bate papo com o jogador.

Sávio James

Rudi é um dos destaques do Blumenau na temporada. Foto: Sávio James

Como foi seu início no futsal?

Iniciei aos 5 anos de idade. Na ocasião, o meu irmão mais velho, Cristiano, que começou antes de mim, me convidou para ir jogar num sábado de manhã. No início era apenas uma brincadeira aos sábados com um professor que fazia um trabalho beneficente para as crianças e, um dia, outro professor da escolinha da Apama me chamou para começar a treinar durante a semana, também a fim de disputar competições estudais, e foi onde tudo começou. Sou muito grato a todas essas pessoas que me auxiliaram neste meu início de trajetória dentro do futsal.

Qual a sua avaliação sobre o nível da LNF, novamente em meio a uma pandemia?

A Liga Nacional é uma das mais difíceis do mundo, o nível técnico é altíssimo e, também, os treinadores são muito capacitados, assim como a comissão técnica com preparadores físicos e fisioterapeutas que estão cada vez mais evoluídos e com muitas informações importantes para a modalidade. Sabemos que a preparação por vezes é prejudicada por conta da pandemia, mas acredito que a competição está sendo um sucesso e quem está acompanhando certamente está gostando dos níveis das partidas.

Qual tem sido a maior dificuldade do time na competição?

Acredito que o nosso poder de definição. Perdemos alguns pontos dentro da competição por conta disso e foram detalhes importantes para vencer ou empatar as partidas, mas seguimos trabalhando e evoluindo para corrigir os erros.

Hoje o Blumenau estaria fora dos Playoffs. Essa vaga é o maior objetivo do time?

Certamente nosso maior objetivo da temporada é passar para os Playoffs e sabemos que vamos ter que trabalhar muito para isso. Outro foco também é no Campeonato Catarinense, assim como os Jogos Abertos, onde defendemos o título.

E qual o seu objetivo pessoal dentro da competição?

Meu objetivo principal está sempre alinhado com o que a equipe busca para a temporada. Temos que trabalhar e pensar como unidade, a fim de que possamos quebrar algumas barreiras e chegarmos juntos nos objetivos propostos pela equipe.

O Blumenau volta à quadra no dia 12 de julho. O time encara, em casa, o Juventude. A partida, com transmissão da LNFTV, inicia às 20h.