LNFS
Rafa Usín, jogando pelo Levante UD FS

Depois de descer à Segunda Divisão, um dos jogadores mais vitoriosos do Levante UD FS, Rafa Usín, não continuará no clube na próxima temporada. O madrilenho de 36 anos desvincula-se da equipe do Granotas após três temporadas em que disputou uma final da Liga (2020/21).

O Levante UD FS e Rafa Usín não chegaram a acordo para a renovação do contrato do jogador, que terminou a 30 de junho. Usín é dispensado após 100 jogos com a camisa granota e 46 gols marcados. A entidade valenciana enfrenta uma forte reestruturação do plantel depois da queda para a Segunda Divisão. Já estão confirmadas as despedidas de oito jogadores: Pachu, Fede, Antoniazzi, Marc Tolrà, Hamza, Miranda, Roger, Jamur, Matheus Dener e Rafa Usín. Pelo menos quatro deles continuarão na Primeira Divisão: Pachu assinou pelo Xota FS, Hamza se comprometeu com o Ribera Navarra FS, Antoniazzi é um novo jogador do Córdoba e Marc Tolrà jogará pelo Industrias Santa Coloma.

O clube despediu-se de Rafa Usín com a seguinte declaração: “O Levante UD FS agradece-lhe a dedicação, trabalho, empenho e envolvimento com a equipa e com o clube ao longo deste período e deseja-lhe boa sorte na sua nova etapa , pessoal e profissionalmente”.

Aos 36 anos, tem um currículo invejável na LNFS e na seleção espanhola, com a qual conquistou as Eurocopas de 2012 e 2016. A maior parte da carreira foi passada no Xota FS, em duas fases: de 2006 a 2014 e de 2015 a 2020. No meio, jogou um ano no Barça. Com o Levante UD FS protagonizou aquela campanha espetacular em que chegou à final da Liga com Diego Ríos, mas a sua jornada terminou com uma despromoção. Na última temporada, Usín já disputou 30 jogos e tem sido claramente o jogador que mais se destacou com 17 gols marcados.