A Seleção Nacional de Futsal venceu a Bélgica, por 4-3, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, no segundo jogo de preparação entre as equipes.

Quanto à partida, o arranque foi intenso. Com dez segundos jogados, Tomás Paçó arremata e Ahmed Sababti toca a bola com a mão dentro da área. No penalti, Bruno Coelho não perdoou e fez o 1-0. Pouco depois, mais concretamente ao segundo minuto de jogo, Omar Rahou tem um trabalho de rotação interessante e atira para o empate. Portugal intensificou o domínio e Tiago Brito, numa bola aérea de Afonso Jesus, rematou de pé esquerdo para o 2-1, à passagem dos 5′.

A Equipe das Quinas estava agressiva, no bom sentido, e não deixava os belgas confortáveis em jogo. Aos 8′, André Coelho abriu para Afonso na esquerda e o jogador de 24 anos aumentou a contagem com um remate que passou entre as pernas do guardião da Bélgica. A formação orientada manteve sempre o controlo do jogo, sendo que os belgas conseguiram suster os lances de perigo de Portugal por alguns minutos. Aos 15′, Miranda recupera uma bola em zona adiantada, toca em Bruno Coelho, e recebe mais à frente para fazer o 4-1. Estreia a marcar para o jogador de 24 anos, na segunda internacionalização.

À passagem dos 18′, Gabriel D’Angelo teve um lance individual pela esquerda e conseguiu bater Edu para o 4-2. no derradeiro minuto da primeira parte, Fábio Cecílio teve duas chances flagrantes para dar mais volume ao marcador, mas o guardião Meyers anulou os remates do ala. A Bélgica entrou mais intensa no reatamento e conseguiu reduzir aos 24′, por intermédio de Steven Dilliën.

A Bélgica entrou mais intensa no reatamento e conseguiu reduzir aos 24′, por intermédio de Steven Dilliën. Até final do jogo, o marcador não sofreu alterações. O encontro em Santo Tirso contou com lotação esgotada. Na primeira partida, em Gondomar, os belgas venceram por 3-2.

Afonso, internacional português, em discurso direto:

– “Hoje estivemos muito focados e concentrados. Não foi um jogo perfeito, sofremos alguns golos que não podemos sofrer, mas estes são jogos de preparação e servem para afinarmos para o que aí vem. O último jogo foi especial, mexeu com as emoções de toda a gente. Neste jogo demos uma boa resposta, era importante a vitória, sobretudo a nível anímico”.

Miranda, internacional português, em discurso direto:

– “Foi uma semana muito produtiva, aprendi muito e a equipa recebeu-me de forma fantástica. Senti-me em casa e faço um balanço positivo deste estágio. Este dia foi especial, marquei o meu primeiro golo pela Seleção Nacional. Ajudei a equipa a vencer, o que é o mais importante, e pessoalmente foi muito marcante”.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:

– “A vitória é inequívoca, mas poderia ter sido mais confortável. Estamos a terminar esta época em termos de Seleção Nacional, é uma temporada que tanto nos orgulha. Estamos já a lançar o futuro, o passado já lá vai, não conta. Foi um momento para nos reunirmos, para ter aqui três novos elementos e para reforçarmos a família do futsal. Encerrámos o estágio com uma vitória, que é o mais importante. Houve algumas oscilações nestes jogos, mas é uma temporada de grande orgulho para nós”.

Ficha de Jogo

Pavilhão Municipal de Santo Tirso

PORTUGAL 4-3 BÉLGICA (4-2 ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Edu, João Matos – Cap., Tomás Paçó, Bruno Coelho e Pany

Jogaram ainda: André Sousa, André Coelho, Afonso, Fábio Cecílio, Gonçalo Sobral, Tiago Brito, Miguel Ângelo, Pauleta Miranda e Neves.

Treinador: Jorge Braz.