FPF Hernâni Pereira
Portugal poderia ter ido mais longe na competição

A Seleção Nacional Feminina A de Portugal garantiu, este domingo, o terceiro lugar no Campeonato da Europa de 2023, ao vencer por 12-0 a da Hungria, num jogo disputado na Fönix Arena, em Debrecen.

Depois da derrota diante da Espanha, na semifinal disputada sexta-feira, Portugal entrou com pressa de marcar frente à Hungria, e construiu uma goleada tão vistosa quanto amarga, devido à consciência de que tinha qualidade para ir além do terceiro lugar.

Com uma pressão asfixiante sobre a seleção húngara, e com transições rápidas, a Equipe das Quinas obrigou as adversárias a cometerem muitos erros e, logo no primeiro, Gabriella Kota colocou a bola na própria baliza, no segundo minuto da partida.

A vantagem madrugadora, e o apoio dos adeptos portugueses nas bancadas, embalaram Portugal para uma verdadeira ‘chuva’ de golos. E para todos os gostos: a pivô Carla Vanessa marcou de pênalti aos dez minutos e voltou a faturar aos 19 e aos 38, tornando-se na melhor marcadora da prova, antes do jogo da final entre Ucrânia e Espanha.

Carol bisou (25 e aos 26 minutos), numa altura em que a Hungria procurava o contra-ataque, e ainda marcaram pela armada lusa Sara Ferreira (13′), Lídia Moreira (21′), Fifó  (30′), Janice (32′) e Pisko (35′).

O gol de Janice, um ‘chapéu’ primoroso, seria o momento mais alto de um jogo em Cátia Morgado somou a sua centésima internacionalização AA.