FPF

Portugal eliminou a Espanha nas quartas. Foto: FPF

A Seleção Nacional de futsal de Portugal joga esta quinta-feira, pelas 14h00 na Arena de Kaunas, diante do Cazaquistão, o acesso à final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021. SporTV e YouTube da FIFA transmitem o jogo.

A Equipe das Quinas marca presença pela terceira vez nas semi-finais, repetindo os feitos de 2000 e 2016, e procura atingir a sua primeira final.

Um triunfo e uma derrota diante do Cazaquistão

A Equipa das Quinas jogou por duas vezes diante do Cazaquistão – venceu, por 6-2, na fase final do Mundial da Guatemala, em 2000, e perdeu, por 3-1, no apuramento para o Campeonato da Europa Sérvia 2016. Nessa partida a contar para segunda jornada do apuramento, disputada em Calarasi, na Roménia, Ricardinho abriu o marcador aos três minutos, mas os cazaques viriam a ganhar com golos aos 27, 35 e 39 minutos. Vítor Hugo recordou essa partida em que entrou no cinco inicial.

Percurso do Cazaquistão

O Cazaquistão apurou-se como primeiro classificado do Grupo A, com dois triunfos e um empate, eliminou a Tailândia nos oitavos, com uma goleada (7-0) e deixou pelo caminho o terceiro classificado do último Mundial, o Irão, vencendo, por 3-2, após estar a perder por 2-0. O bem conhecido dos portugueses, Taynan, com cinco golos, é o melhor marcador da equipa (o terceiro goleador do Mundial (apenas superado pelo brasileiro Ferrão, com oito golos, e pelo espanhol Adolfo, com seis), seguido por Douglas e Tursagulov, com três cada um. No total apontaram 18 tentos e consentiram apenas quatro, sendo a equipa menos batida da competição.

Final com a Argentina

O vencedor deste encontro irá defrontar a campeã mundial em 2016, a Argentina, que bateu o Brasil na quarta-feira, por 2-1. A final está agendada para domingo (3 de outubro), pelas 18h00 (20h00 locais), em Kaunas. O derrotado irá disputar o terceiro lugar da competição diante do Brasil, também em Kaunas, a partir das 16h00 (18h00 locais).

PORTUGAL – CAZAQUISTÃO

Portugal (convocados): André Sousa, Bebé e Vítor Hugo; André Coelho, João Matos, Tomás Paçó, Afonso, Bruno Coelho, Miguel Ângelo, Pany, Pauleta, Ricardinho – Cap., Tiago Brito, Erick, Fábio Cecílio e Zicky.

Treinador: Jorge Braz.

Cazaquistão (convocados): Atantayev, Higuita – Cap. e Serikov ; Taynan, Karagulov, Nurgozhin, Madiyarov, Valiullin, Orazov, Akbalikov, Yessenamanov, Knaub, Tursagulov, Tokayev, Douglas e Sarbassov.

Treinador: Paulo Ricardo Figueroa ‘Kaká’