UEFA

Pany Varela, de Portugal, encara a Rakic, de Serbia. Foto: UEFA

Portugal, detentor do UEFA Futsal EURO, e a anfitriã Holanda venceram o jogo de abertura do Grupo A, em Amsterdã, na quarta-feira, quando o torneio começou no Ziggo Dome.

Portugal perdia a Sérvia por 2-0 no início, antes de vencer por 4-2, enquanto a Holanda transformou uma desvantagem de 1-0 ao intervalo frente à Ucrânia numa vitória por 3-2. O Grupo B começa em Groningen na quinta-feira, enquanto o Grupo A continua em Amesterdão no domingo, quando a Sérvia defronta a Ucrânia e Portugal defronta a Holanda.

Sérvia 2-4 Portugal

O detentor e campeão mundial Portugal começou com vitória, mas teve de recuperar de duas derrotas frente a uma equipa da Sérvia que falhou três dos seus 14 convocados. A Sérvia bisou em seis minutos, quando o capitão Marko Pršić converteu uma grande penalidade e fez o segundo, depois de André Sousahad ter negado a ele e Andreja Stojcevski em rápida sucessão.

No entanto, foi 2-2 ao intervalo, com Miguel Ângelo a servir Pauleta e Zicky a fazer um para Pany Varela. No início da segunda parte, Afonso Jesus e Tomás Paço marcaram no espaço de 30 segundos e viraram o jogo a favor de Portugal.

Jorge Braz, treinador de Portugal : “É sempre bom começar com uma vitória, mas não posso dizer o mesmo da forma como começamos o jogo. Não foi fácil, mas na segunda parte fomos o Portugal que todos conhecem”.

Sérvia 2-4 Portugal

A Holanda venceu um jogo da fase final do Futsal EURO pela primeira vez desde 2005, apesar do seu próprio início de pesadelo. Mykhailo Zvarych marcou aos 52 segundos para a Ucrânia com um chute na curva, mas os anfitriões logo se estabeleceram e quase empataram no final do primeiro tempo, quando o chute de Karim Mossaoui foi desviado para a trave por Kyrylo Tsypun.

A pouco mais de três minutos do segundo tempo, os holandeses subitamente venciam por 2-1, com Oualid Saadouni a cabecear a longa distância de Immanuel Kuijk, depois Mohamed Attaibi desferir uma bola perdida. A excelente finalização de Said Bouzambou a pouco mais de dez minutos do final foi decisiva, depois de Petro Shoturma ter dado esperança à Ucrânia com uma resposta tardia.

Mohamed Attaibi, jogador da Holanda : “Incrível, uma sensação especial. Treinamos muito para este torneio. Queríamos deixar a Holanda orgulhosa do futsal. Para nós, é um palco muito grande e uma grande introdução para os torcedores holandeses verem que este esporte merece Esse respeito.”