FPF

Portugal se prepara para o Mundial na Lituânia. Foto: FPF

O fixo da Equipa das Quinas sabe que vão existir dificuldades na fase de preparação e destacou a importância dos jogos que Portugal vai disputar antes do Mundial.  A Seleção Nacional de Portugal cumpre esta segunda-feira os primeiros dois treinos tendo em vista a preparação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2021, que se disputará entre 12 de setembro e 3 de outubro.

Tomás Paçó é o segundo mais novo do grupo de trabalho (Zicky é o elemento mais novo) e não escondeu a satisfação de ter sido chamado para o Mundial, explicando como decorreu o primeiro treino do dia.

“Quando vi a convocatória senti um grande orgulho em pertencer no lote de 16 jogadores convocados para o Mundial. Agora estamos a preparar-nos fisicamente, porque treinar fora deste contexto da Seleção é diferente. Estamos a preparar os índices físicos e já a pensar nos jogos de preparação. Estamos focados agora na preparação. Vamos ter jogos com algum nível de dificuldade. O mister já nos alertou para isso e agora focar-nos na preparação para estes jogos”, reiterou o jogador que garante que o foco para a fase final virá mais à frente.

O fixo já participou numa fase final – no primeiro Campeonato da Europa de sub-19, disputado em 2019 na Letónia, e apesar de ter apenas uma internacionalização A já soma 37 internacionalizações nos escalões de formação – cinco nos sub-21, 15 nos sub-19 oito nos sub-18 e oito nos sub-17. Esta experiência permite-lhe chegar à primeira fase final sénior com outra preparação, considera o jogador do Sporting.

“É um pouco diferente, porque o contexto desportivo é igual, mas o contexto competitivo é diferente. Essa experiência anterior ajuda e tem vindo a ajudar todos os jogadores que foram, por exemplo, nos sub-19 ao Europeu, porque já vimos habituados a uma fase competitiva ao serviço da Seleção. Chegamos aqui e os processos são iguais. Há uma maior facilidade de adaptação nos treinos e nos jogos.”

Tomás Paçó destacou ainda a importância dos jogos de preparação.

“São jogos que nos vão preparar bem. Vão-nos obrigar a correr, a estar concentrados, extremamente competitivos e vamos ter de dar o máximo”, rematou.

Humberto Coelho com a Seleção

O vice-presidente da FPF, Humberto Coelho, marcou presença em Rio Maior para assistir ao primeiro treino da preparação para o Mundial e deixou uma mensagem de confiança a todo o grupo de trabalho, desejando boa sorte para o Mundial.

Primeira fase de preparação em Rio Maior

A Equipa das Quinas cumpre as duas primeiras semanas de preparação em Rio Maior. Nos dias 18 e 20 de agosto jogará os primeiros encontros de preparação no Pavilhão de Rio Maior, diante do Japão e da Venezuela, respetivamente. Seguir-se-ão mais duas semanas de preparação em Viseu, com cinco jogos de preparação – a 26, 27 e 29 de agosto, diante de Angola, Uzbequistão e Costa Rica, e a 3 e a 5 de setembro, com o Paraguai.

Portugal inicia a sua participação no Mundial a 13 de setembro diante da Tailândia. A 16 e a 19 de setembro jogará diante das Ilhas Salomão e de Marrocos as outras duas partidas da fase de grupos.