LNFS

Matheus Preá, da Viña Albali Valdepeñas, na marcação de Marcenio, do Barça. Foto: LNFS

As partidas de ida das semifinais acontecem no dia 15 de junho. Viña Albali Valdepeñas, Barça, Jaén FS e Palma Futsal estarão encarregados de lutar nas duas últimas semanas do campeonato pela glória da liga, primeiro debatendo-se nas eliminatórias de ida e volta que antecedem a Grande Final.

VINHEDO ALBALI VALDEPEÑAS – BARÇA

Quarta-feira 15/06/2022. 20h45 Virgem da Cabeça

TV: GOL

Apenas três dias depois de ter comemorado uma passagem agonizante para as semifinais, a Virgen de la Cabeza voltará a se vestir para continuar seus passos em um Play Off pelo título, onde sempre deixaram grandes momentos do futsal. Este 2022 será o primeiro ano em que o Barça cruza o seu caminho, dando origem a um empate entre duas equipas que já provaram o sabor das extensões neste novo formato de competição. A GOL estará presente para assistir ao jogo de ida a partir das 20h45 desta quarta-feira.

Profundamente aliviado, Viña Albali Valdepeñas terminou seus 86 minutos nas quartas de final contra um Jimbee Cartagena que vendeu sua pele pelo preço mais alto. E é que os azulones enfrentaram a segunda mão com uma vantagem mínima de 1-2, mas sofreram uma reação que os levou ao abismo durante vários momentos do confronto da segunda mão. Para passar, eles tiveram que sofrer ao máximo, já que a equipe foi eliminada até que Bateria forçou uma prorrogação no último minuto do tempo regulamentar que mudou tudo. Na prorrogação, os comandados de David Ramos deram o passo necessário para virar a eliminatória e até mesmo a segunda mão, dando um grande golpe na mesa que significou o 4-3 final.

Os Valdepeñeros, que só participaram de três Play Offs (este é o terceiro consecutivo), eles se acostumaram a deixar enormes lembranças na competição. Sua estreia nas eliminatórias beirava a glória absoluta, à beira do título de 2020 que escapou na final decisiva contra o Inter FS no ‘modelo expresso’ pós-pandemia. Seguiu-se o regresso em 2021 em que estiveram a um passo de serem finalistas, eliminados nas meias-finais pelo Levante UD FS, que depois se reafirmou como a grande surpresa da edição. Nesta ocasião, a equipe castelhana-la-mancha quer explorar novos limites, incorporando em sua história a façanha de derrubar o rival a vencer nesta Liga, o Barça.

Seguiu-se o regresso em 2021 em que estiveram a um passo de serem finalistas, eliminados nas meias-finais pelo Levante UD FS, que depois se reafirmou como a grande surpresa da edição. Nesta ocasião, a equipe castelhana-la-mancha quer explorar novos limites, incorporando em sua história a façanha de nocautear o rival a vencer nesta Liga, o Barça. Seguiu-se o regresso em 2021 em que estiveram a um passo de serem finalistas, eliminados nas meias-finais pelo Levante UD FS, que depois se reafirmou como a grande surpresa da edição. Nesta ocasião, a equipe castelhana-la-mancha quer explorar novos limites, incorporando em sua história a façanha de derrubar o rival a vencer nesta Liga, o Barça.

A dois jogos de distância, o Barça busca retornar à Grande Final, onde poderá reeditar seu atual título de Campeão. Terá que preparar o confronto ainda com o choque no corpo da partida anterior contra o ElPozo Murcia Costa Cálida, na qual teve que ir para os pênaltis para se classificar para a próxima rodada, apesar de ter vencido por 1 a 3 na primeira mão e, como líder do exercício regular, para capturar todas as vantagens relacionadas ao ‘fator de trilha’. O susto serviu para chamar a atenção para um time que começa como favorito no torneio, tanto pelo bom trabalho ao longo do campeonato quanto pela trinca de troféus na Supercopa da Espanha, Copa da Espanha e UEFA Futsal Champions League. Nas últimas datas, além disso, a equipe comemorou o retorno às pistas da Esquerdinha, que se aposentará no final do curso e que foi homenageado na última partida no Palau Blaugrana. Apesar do ‘adeus’ aos adeptos, toda a equipa recusa-se a despedir-sedefinitivamente na segunda mão desta eliminatória, procurando oferecer-lhe uma saída em grande estilo com o ‘poker’ mais valorizado desta modalidade.

JAEN FS – PALMA FUTSAL

Quarta-feira 15/06/2022. 21:30. Areia de Oliveira

A maré amarela do Jaén FS estará mais uma vez presente em uma semifinal surpresa contra o Palma Futsal que sobreviveu à situação mais crítica do Play Off com uma reviravolta louca no último sábado. Se o povo de Jaén conseguiu superar a primeira fase ao ultrapassar o Inter FS, vice-campeão da Liga regular, e atacar o feudo de Torrejon, as Ilhas Baleares são semifinalistas neste 2022 graças a uma virada de filme no empate contra o Ribera Navarra FS : Nos quinze minutos finais, eles reduziram uma diferença adversa de quatro gols. Esta dupla marcará um novo capítulo na história da Primeira Divisão, já que seu vencedor, quem quer que seja, estreará na Grande Final.

Com o moral em alta, o Jaén FS vai para uma Semifinal da Liga, algo que não fazia desde 2019. Este percurso será o terceiro da sua história, embora a experiência adquirida nos anteriores pretenda nesta ocasião ser essencial para quebrar o barreira que manteve sua barra nesta fase. A equipa andaluza está de volta depois de estar ausente no último Play Off e na sua versão mais vingativa, protagonizando uma corrida de última hora que mantém uma progressão ininterrupta até à data. E é que a equipa não garantiu a sua entrada no ‘top 8’ até ao último dia 30 do calendário regular, sendo também a única equipa com opções de qualificação que começou fora desta zona de privilégio. Três jogos depois, o time tem opções para se sagrar campeão e nesta quarta-feira, diante de seus torcedores,

Os precedentes da temporada sempre sorriram para o Palma Futsal nas distâncias mínimas, já que tanto na primeira rodada como na segunda o resultado foi idêntico (4-3, 3-4). Mas apesar de seu domínio contra o Jaén, os homens de Antonio Vadillo mostraram que sabem como reagir se receberem um primeiro golpe. O revés sofrido na jornada anterior teve dimensões inesperadas na primeira mão frente ao Ribera Navarra FS (6-2), mas Son Moix assistiu à noite mais mágica do ano ao testemunhar um 7-3 que deu a volta ao marcador e desencadeou o euforia no pavilhão. O retorno significou um novo passo para a era de maior sucesso do Palma Futsal, sua quarta semifinal consecutiva. Em suas mãos, agora, está a possibilidade de continuar batendo seus próprios recordes e chegar à sua primeira final da liga,