Na próxima semana inicia o Campeonato Mundial Universitário. Este ano sediado nas cidades de Braga e Guimarães, em Portugal, ocorrerá de 18 a 24 de julho. Na modalidade feminina, esta será a sétima edição e o Brasil é o grande campeão, com atualmente cinco títulos, e vai em busca do Hexa. Com time repleto de craques das quadras, uma das destaques é a pivô Ana Luiza. Comparada ao craque Ferrão, aos 21 anos Ana é considerada uma das melhores no mundo na posição, além de ser titular da seleção nacional.

Bárbara Fernandes-CBDU

Ana Luiza em ação em amistoso em Portugal pela Seleção Universitário. Foto: Bárbara Fernandes-CBDU

Outro fator que potencializa as qualidades da Seleção Universitária é o comando de Wilson Sabóia, treinador da Seleção Nacional, que conhece o futebol de Ana Luiza desde sua primeira convocação para a seleção principal, ainda em 2018.

– Sabóia é uma grande referência no futsal feminino, então estar com ele representando o Brasil e aprendendo mais sobre o futsal é uma satisfação gigantesca – conta a jogadora.

Acostumada às seleções nacionais de base e principal, onde já conquistou Copa América, Grand Prix e Sul-Americano sub-20, é a primeira vez que Ana Luiza irá disputar o Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Para ela, o selecionado brasileiro tem boas condições na disputa:

– As expectativas são as melhores, estamos com um excelente grupo, treinando e nos ajudando para conseguir o nosso maior objetivo, que é erguer a taça de campeãs – comentou.

Natural de Belém (PA), Ana Luiza brilhou pelas quadras do futebol brasileiro e em 2021 teve temporada impecável pelo Taboão da Serra, onde conquistou a Supercopa de Futsal Feminino, o 1º NFFB – Novo Futsal Feminino Brasil, quando fez o gol do título restando 42 segundos para o final da partida, além do vice-campeonato da Copa do Brasil. Os feitos renderam a contratação pelo Torreblanca Melilla, da Espanha, um dos maiores clubes de futsal feminino, onde joga ao lado da oito vezes Melhor do Mundo, Amandinha.

Divulação

Apresentação Ana Luiza e Amandinha ao Torreblanca em 04 jan. 2022. Foto: Divulação

Ana e a Seleção Brasileira Universitária Feminina  iniciam a caminhada em Portugal na próxima terça-feira (19), em jogo contra a Ucrânia, às 08h de Brasília. No dia seguinte (20), no mesmo horário as adversárias serão a seleção da Alemanha. As quartas de final estão programadas para a sexta-feira (22). No sábado (23) ocorrerão as semifinais e a grande final será no dia do encerramento da competição, no domingo, 24 de julho. Todas as partidas terão transmissão ao vivo pela Fisu.TV, o canal oficial da Federação Internacional do Esporte Universitário.