Talvez o brasileiro de maior destaque na temporada europeia tenha sido o Pito. Escolhido melhor pivô e o melhor jogador da LNFS, o brasileiro, que há bastante tempo brilha no futsal europeu, acaba de assinar com o Barcelona até 2024. Aos 29 anos, o jogador, natural de Chapecó, quer mais ainda esse ano. Claro, o Mundial pela Seleção, na Lituânia.

Thais Magalhães/ CBF

Pito nos treinamentos para a Copa do Mundo. Foto: Thais Magalhães/ CBF

A temporada, com o hexa, seria perfeita para você, depois das suas conquistas?

A convocação veio em um dos meus melhores momentos na carreira, individual e coletivamente. Ganhei alguns prêmios individuais e no coletivo ganhamos três títulos com o Inter Movistar, mas agora com o título Mundial ficaria excelente. Seria o nível máximo de um atleta conquistar o Mundial pela Seleção. Vou dar meu 100% para coroar essa temporada da melhor maneira possível.

Como você avalia a disputa para jogar no time?

Não é somente na minha posição. Estar entre os 16 já é uma conquista porque tem muito jogador de qualidade no Brasil. Aqui estão os melhores na cabeça do treinador e dificulta ainda mais a disputa. Acho que isso só agrega à Seleção porque é uma disputa saudável. Se eu vou querer ser melhor, consequentemente meu companheiro vai querer também o espaço dele, e quem ganha com isso é o Brasil. Quem estiver ali na posição vai dar o seu melhor para o país conquistar esse título.

A Copa do Mundo de Futsal será disputada entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro. O Brasil está no grupo D ao lado de República Tcheca, Panamá e Vietnã. O Brasil disputou, até hoje, todas as edições do torneio, mas em 2016 ficou de fora da decisão. Com Pito e cia, a expectativa é grande para retomar a hegemonia. O Brasil estreia segunda, às 14h, contra o Vietnã e a partida terá transmissão ao vivo da Globo e do SporTV.

Douglas Pingituro/ CBF

Pito participando de amistoso da Seleção Brasileira. Foto: Douglas Pingituro/ CBF