Maurício Moreira

Campeões de audiência: Pato 2×2 Cascavel, no Dolivar Lavarda, em 22 de junho, foi visto por 22,6 mil. Foto: Maurício Moreira

A audiência da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal em 2022 já ultrapassa 1,5 milhão de visualizações de jogos. O levantamento feito pelo Jornal de Beltrão levando em conta partidas disputadas até 29 de julho aponta os índices alcançados por cada clube nas transmissões com imagens para o Facebook e YouTube.

Clube com mais seguidores em todo o futsal estadual (conforme números de dezembro de 2021 do JdeB), o Pato é quem mais reúne público entre os 14 integrantes do certame.

Nos 12 jogos disputados na competição, o clube teve uma média 21,4 mil visualizações por partida. É líder no Facebook (10,6 mil), YouTube (10,8 mil) e também no agregado de visualizações: o bicampeão soma 256,86 mil views e fica no topo do ranking, mesmo sendo o que menos entrou em quadra até agora. Na sequência, aparecem Cascavel (206,93 mil), Marreco (164,75 mil) e Acel (140,7 mil). Os dados levam em conta as transmissões oficiais dos times.

Pato tem três transmissoras

O Pato é o único clube que não tem uma transmissão exclusiva. Os duelos são exibidos pela Pato TV – canal oficial – e pelas rádios Celinauta e Itapuã.

Conforme o presidente da Associação Paranaense de Produtoras Esportivas de Streaming (Appes), jornalista Adolfo Pegoraro, os clubes indicam os canais oficiais de transmissão que, por sua vez, filiam-se e pagam mensalidade à entidade, responsável, desde 2020, por regulamentar e dar padrão visual às transmissões. O Pato, por sua vez, abriu mão de um único canal, mas, por outro lado, sem exclusividade, não recebe das produtoras.

“O nosso slogan já diz: uma só paixão. E sabendo que o clube é paixão do pato-branquense, nós entendemos que, quanto mais canais estiverem transmitindo os jogos com propriedade, seriedade e profissionalismo, cresce o engajamento e criam-se mais opções para o grande público, além de valorizar profissionais e emissoras locais”, diz o assessor de imprensa pato-branquense, Renan Pereira.

Baixa audiência

Entre os quatro times de menor audiência, estão três integrantes da Liga Nacional de Futsal (LNF): Umuarama, Foz Cataratas e Campo Mourão, 11º, 12º e 13º colocados no ranking, respectivamente. Assim como no campeonato disputado com a bola rolando, a Aaema é lanterna em atrair público.

Mariópolis acumula média de 1,6 mil visualizações por confronto. Com 11,6 mil views no total, é último colocado também neste quesito e na média do YouTube (0,76 mil). No Facebook, o desempenho é melhor: 11º colocado, com 2,2 de média, à frente de Dois Vizinhos (2,12), Foz Cataratas (2,01) e Operário Laranjeiras (1,94).

Marca negativa

Outra marca negativa da Aaema refere-se ao número de jogos levados ao ar. A LB Sports, detentora dos direitos de imagem, não exibe as partidas disputadas fora de Clevelândia (cidade onde a Aaema atua como mandante). Somente as duas primeiras rodadas, contra Cascavel e Ampere, tiveram transmissão tanto no Facebook quanto no YouTube. Outros cinco compromissos, frente a Marreco, Umuarama, Acel, Operário e Marechal, foram ao ar somente em uma das plataformas, conforme a pesquisa do JdeB entre 27 de julho e 2 de agosto.

Diretor da LB Sports, o comunicador Luciano Bernardi explica que a equipe de Mariópolis optou por não filiar a produtora na Appes, o que deixa-a sem meios de transmitir os confrontos disputados fora de casa.

Jogo recordista

O empate por 1×1 entre Pato e Marechal, no Ginásio Dolivar Lavarda, exibido em 11 de abril, é o jogo de maior alcance: 47,1 views. A atração foi exibida, além do tri pato-branquense, pela Promove Sports, plataforma oficial rondonense. Na edição de quinta-feira, 4, o JdeB mostrará o ranking das maiores audiências por partida.